domingo, 14 de outubro de 2007

NOBEL, AL GORE E A PRESIDÊNCIA

A campanha para a eleição presidencial nos Estados Unidos já começou há algum tempo com a apresentação dos pré-candidatos à Casa Branca pelos partidos Democrata e Republicano.
Diferente do Brasil, onde a campanha propriamente dita ocorre nos 3 meses antes da eleição, nos EUA os pré-candidatos dos partidos já constituíram comitê e já recebem doações para a campanha pela indicação interna do partido.
Os partidos Democrata e Republicano, inclusive, já realizaram debates nas televisões, o que vai ajudar os militantes e os eleitores a conhecerem melhor as idéias e os projetos dos candidatos.
O que tudo isso tem a ver com o Prêmio Nobel?
A campanha nos EUA seguia seu rumo com a disputa interna nos dois partidos.
No partido Republicano disputam a indicação o ex-prefeito de Nova York, Rudolf Guiliani, e o senador pelo Arizona Jonh McCain, também ex-prisioneiro de guerra no Vietnã.
Pelo partido Democrata disputam a candidatura o senador Barack Obama, que pode ser o primeiro negro presidente, e na dianteira, com pelo menos 20% de vantagem sobre o segundo colocado, a ex-primeira-dama Hillary Clinton, que pode ser a primeira mulher presidente dos EUA. A senadora por Nova York lidera também no quesito arrecadação.
O ex-vice-presidente Al Gore, candidato derrotado por George W. Bush em 2000, foi o ganhador do prêmio Nobel da Paz 2007 pela sua luta em defesa do meio ambiente, juntamente com o órgão da ONU criado para esse fim.
O ganhador do Oscar de melhor documentário pelo filme "UMA VERDADE INCONVENIENTE", ao receber o Nobel, acaba de se colocar como mais um pré-candidato democrata à presidência, apesar de negar veementemente.
A entrada de Al Gore pode atrapalhar o meio-de-campo democrata que conta os fortíssimos candidatos Obama e Clinton.
Se o ex-vice-presidente entrar na disputa agora, entrará em desvantagem porque todos os outros candidatos, dos dois partidos, já estão na estrada em campanha e com milhões de dólares arrecadados.
O que não deve ser desconsiderado: Al Gore também é um dos maiores aliados de Bill Clinton, que pode vim a ser o primeiro-marido dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita