segunda-feira, 22 de outubro de 2007

CUBA

Cuba é um país singular nas Américas, seja pelo sua história recente, seja pelo seu presente obscuro e pelo seu futuro mais obscuro ainda.
Os cubanos foram durante a Guerra Fria, um dos principais atores secundários do tenso período no qual o mundo esteve mais perto de se auto-implodir. Basta lembrar fatos como a crise dos mísseis e a invasão da Baía dos Porcos.
Fidel Castro, com amplo apoio popular, derrubou a ditadura de Fulgêncio Batista que representava os interesses estadunidenses no país caribenho.
Após a derrubada da ditadura e a espera pela democracia, o que aconteceu foi a instalação de um regime - ditatorial - nos moldes de Moscou e com total apoio da União Soviética que conseguiu um aliado comunista no quintal dos EUA.
Desde então, os Estados Unidos impuseram ao país um embargo econômico como forma de isolá-lo política e economicamente que está perto de completar 50 anos.
Cuba viveu relativamente bem durante a Guerra Fria, mesmo com o embargo dos EUA, até a queda do muro de Berlim e o fim da URSS, seu principal parceiro comercial.
Fidel Castro não é mais o mesmo. Há um ano, entregou interinamente(definitivamente, para muitos analistas) o poder ao irmão Raúl e desde então não aparece em público. Por esse motivo, a notícia da suposta morte do ditador cubano é recorrente desde então.
A imprensa tem noticiado que a fuga de cubanos para os EUA tem crescido, principalmente depois que 1 ano se passou do governo de Raúl e que se esperava uma abertura que não aconteceu. O México agora também se tornou passagem para os cubanos, que tem melhor tratamento na fronteira que todos os outros hermanos latinos que tentam chegar aos EUA.
Os cubanos aproveitam também competições internacionais, como o PAN que ocorreu no Rio esse ano, para fugir da ditadura caribenha. Uma questão ainda não muito bem explicada ocorreu quando 2 boxeadores cubanos abandonaram a delegação para tentar fugir para a Alemanha. Eles foram deportados de volta à Cuba, presos, por um avião da Venezuela.
O
incidente da fuga dos boxeadores teve mais um capítulo recentemente. Deputados Federais, membros da Comissão de Relações Exteriores, tiveram seus vistos negados por Cuba para visitar oficialmente os boxeadores. Com base em informações oficias da Embaixada brasileira no país, os boxeadores estão abandonados, além de estarem sendo perseguidos pelo governo cubano.
O caso dos boxeadores tem um elemento interessante. Um dos deputados federais proibido de entrar em Cuba é Fernando Gabeira(PV/RJ) que também está proibido de entrar nos EUA por ter sequestrado um embaixador americano durante a ditadura militar no Brasil. Como o mundo dá voltas...
Dá tantas voltas que o mundo foi surpreendido com uma declaração, por escrito, do ditador Fidel Castro em virtude das "eleições" municipais que acontecem em Cuba. Eleições essas que não tem campanha, não tem candidatos, nem debates porque os futuros eleitos já foram escolhidos pelo único partido oficialmente reconhecido, o Comunista, e o povo só precisa "ratificar" a vontade do partido.
Fidel durante o "processo eleitoral" surpreendeu quando pediu, ou exigiu, dos EUA o fim do embargo econômico à Cuba.
Os EUA têm como foco principal o Oriente Médio e as reservas de petróleo, não esquecendo do terrorismo internacional. A falta de atenção com Cuba e a América Latina, de uma forma geral, já foi motivo de críticas dentro e fora do país.
O que Fidel quer sinalizar com essa declaração? Alguma possibilidade de abertura política(leia-se democracia) antes do ocaso do ditador? E o apoio financeiro da Venezuela, com seus petrodólares, não estão sendo suficientes?

A situação política em Cuba presente é uma iinterrogação, e a futura é uma incógnita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita