sexta-feira, 5 de outubro de 2007

BAHIA, TERRA DA INFIDELIDADE!

A decisão do STF colocou a Bahia no centro das atenções!

A Deputada Federal Jusmari Oliveira, que trocou o DEM pelo PR, foi a única a ser citada pelos ministros na seção como potencial primeira parlamentar a perder o mandato por infidelidade.

A situação não é das melhores justamente porque trocou de partido em data posterior próxima a da decisão do TSE. A infidelidade foi flagrante!

O ex-partido já afirmou, através do presidente nacional Rodrigo Maia(RJ), que vai recorrer ao TSE para reaver o mandato.

O STF decidiu, contudo, resguardar o mandato dos parlamentares que trocarem de partido em 2 siruações excepcionais:
1. O parlamentar sai do partido por estar sendo violentamente perseguido internamente por correligionários.
2. O parlamentar sai porque o partido passa a agir contra o programa, ideologia, diretrizes e história do partido. Nesse caso a infidelidade é do partido, e o parlamentar tem seu mandato resguardado.
A Bahia novamente tem um exemplo na segunda situação. O exemplo de fidelidade vem a ser, no caso, do parlamentar e não do partido.
O Deputado Estadual Sandro Régis do PR esperava a decisão do STF para decidir sobre sua permanência no partido.
O PR(antigo PL) da Bahia tem uma história de apoio, juntamente com o PP, ao DEM(antigo PFL). A aliança entre esses partidos era tão forte que os vice-governadores na chapa do DEM eram do PR.
Depois das eleições 2006, com a vitória do PT e aliados, seria normal esperar que juntamente com o DEM, o PP e outros partidos da coligação que apoiou o ex-governador Paulo Souto(atual presidente regional do DEM) ficassem na oposição.
Foi assim que a sociedade decidiu no dia da eleição!
O PR, contrariando a sua história, negociou sua entrada na base do governo. O Deputado Sandro Régis não aceitou por acreditar, corretamente, que o partido estava na traindo suas bases.
Partido também pode ser infiel! E o STF reconhece essa posibilidade.
A decisão do STF resguarda a posição correta do Deputado que pode trocar de partido, o destino seria o DEM, com a segurança respaldada de que seu mandato será preservado.
"Pense num absurdo, na Bahia tem precedente"
E se o PR - partido dos infiéis - da Bahia recorrer à Justiça Eleitora para reaver o mandato do Deputado Estadual Sandro Régis?
Vai ser o partido dos infiéis querendo o mandato de um parlamentar fiel ao partido, às diretrizes e programas do partido e às bases.
Bahia, Terra da Infidelidade Partidária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita