quarta-feira, 3 de outubro de 2007

ELEIÇÕES NA ARGENTINA

Hoje o presidente Lula recebe no Palácio do Planalto a visita da senadora, primeira-dama argentina e candidata à presidência Cristina Fernandez.

O encontro é mais uma etapa das viagens ao exterior realizadas pela candidata para mostrar internamente respaldo internacional. Ela já visitou os Estados Unidos, Espanha, México e Áustria em busca de apoio à sua candidatura.

A relação Brasil/Argentina melhorou muito no governo Néstor Kirchner, com a aproximação dos dois países, o que faz com que a eleição da senadora seja uma continuação na boa relação que ambos vem mantendo e o que faz com que o presidente apóie veladamente a candidatura da primeira-dama.

A senadora têm uma carreira política própria, mesmo que conexa à do presidente. É advogada, ex-deputada estadual e atual senadora. Segundo pesquisas ela será eleita, não se sabe se no primeiro ou segundo turno.

O governo Kirchner foi abalado recentemente por dois escândalos políticos. O primeiro foi uma mala de petrodólares vinda da PDVSA - Petrolífera Venezuelana - que entrou ilegalmente na Argentina e que seria para a campanha da primeira-dama. Um presente do aprendiz de ditador Hugo Chávez!

O segundo escândalo foi a descoberta de outra mala de dinheiro no escritório do Ministério da Defesa e que causou a demissão da ministra. Mesmo com esses escândalos políticos, a senadora mantém a dianteira na disputa pela Casa Rosada, porque foi o governo Kirchner que devolveu à Argentina estabilidade política e financeira depois da crise.

A Argentina é um país que tem uma representatividade feminina na polítca muito forte, tendo como principal figura a primeira-dama Eva Perón. A história do país também já teve como presidente Isabelita Perón, segunda mulher do ditador populista Juan Perón.

Depois do encontro com Lula a candidata irá se reunir com empresários sobre investimentos de empresas brasileiras na Argentina.

Se eleita, a senadora não fará apenas um governo de continuidade, mas tentará deixar sua marca na história da política argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita