quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A DIPLOMACIA DOS EUA

(Fonte: AFP)
A foto acima é a prova cabal da desencontrada política da diplomacia estadunidense, ou mesmo, a falta de diplomacia.

Segundo reportagem do site G1, a embaixada norte-americana, que está sendo construída na Zona Verde, é gigante em todos os aspectos.

Para ter uma idéia da dimensão do erro, o prédio, que ocupa uma área de 400 mil metros quadrados é seis vezes maior que o complexo da ONU em Nova York e tem o custo estimado em mais de 500 milhões de dólares, uma fortuna.

A construção do "Mega bunker de Bagdá", como está sendo chamada a embaixada, está cercada de críticas da oposição Democrata e de políticos iraquianos.

Em entrevistas à jornais e agências internacionais, os criticos são unânimes ao falar que o prédio servirá para tudo, menos para a diplomacia.

A invasão ao Iraque teve como pretexto a suposta ligação do regime de Saddam, ex-aliado dos EUA, com os atentados de 11 de setembro, o que nunca ficou provado. Da mesma forma que nunca foram encontradas as supostas armas de destruição em massa.

Os EUA, na realidade, invadiram o Iraque com o propósito de controlar o comércio de petróleo do país. A estreita ligação da família do Presidente Bush e do vice Dick Cheney com empresas petrolíferas não é segredo. Empresas que são, não por acaso, as maiores financiadoras das campanhas eleitorais daqueles.

A construção da mega embaixada pode ser também a tentativa dos EUA de reafirmar sua posição de potência mundial no Oriente Médio, lugar de permanente visibilidade em consequência da eterna instabilidade política do lugar.

Apesar dos EUA ainda serem a maior potência bélica e econômica, aos poucos a União Européia e a China, com seu crescimento de 10% a.a, vem diminuindo lenta e gradualmente a influência norte-americana no resto do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita