terça-feira, 20 de maio de 2008

Imbassahy e Varela juntos?

Os sites Bahia Notícias e Política Livre publicaram notícias que dão conta do ensaio de uma aliança entre Imbassahy e Varela - candidato dos cartões coloridos - que está na liderança das pesquisas.
Ambos pré-candidatos estavam negociando com outros partidos. O tucano negociava com o PPS, do ex-secretário Miguel Kertzman, já o apresentador do PRB tinha interesse no PR. O partido socialista negou que tenha fechado acordo com algum pré-candidato, enquanto que o PR está perto de apoiar ACM Neto. Varela disse hoje em seu programa de TV que peças da política estavam se movendo e que ele faria parte do processo. O apresentador deve vir a ser o vice do ex-prefeito, não o contrário.
Imbassahy foi um prefeito popular e saiu da prefeitura com o título de melhor prefeito do Brasil, na época no antigo PFL. Em 2005 filiou-se ao PSDB e em 2006 se candidatou ao Senado ficando em terceiro lugar. É identificado como candidato da "elite" e da classe média. O PSDB na Bahia é um partido sem muita expressão política e sem capilaridade no interior, o que inviabilizou em parte sua eleição para o Senado.
Por outro lado, Varela apresenta um programa popular de grande audiência e apesar de está em um partido novo, e nanico, tem o apoio da Igreja Universal/Rede Record. É um candidato de estilo populista, identificado com os mais pobres e sem escolaridade. Ficou famoso ao bater na bancada cobrando soluções das autoridades - depois de criticá-las - e apresentar cartões vermelho e verde (de acordo com o julgamento dele) de atitudes e ações de famosos e políticos.
Se a aliança for confirmada será mais uma chapa competitiva que irá disputar as eleições municipais. Competitiva porque, enquanto de um lado Imbassahy tem o apoio da "elite" e da classe média do outro Varela tem o apoio das classes mais pobres. Deste modo, atinge todo eleitorado, ou pelo menos, a maior parte dele.

3 comentários:

  1. Até que pareceu alguém para falar da política lá da Bahia, pois por aqui, sudeste, a imprensa global só fala em CPI, 2010, São Paulo e Aécio ou pouco mais. Pouca divultação lá do norte/nordeste.
    Afinal, posso lhe pedir um IBOPE dos candidatos de Salvador?
    Um abraço
    Pedro Bueno

    ResponderExcluir
  2. Até que pareceu alguém para falar da política lá da Bahia, pois por aqui, sudeste, a imprensa global só fala em CPI, 2010, São Paulo e Aécio ou pouco mais. Pouca divulgação lá do norte/nordeste.
    Afinal, posso lhe pedir um IBOPE dos candidatos de Salvador?
    Um abraço
    Pedro Bueno

    ResponderExcluir
  3. Pedro Bueno,
    Política baiana aqui no Blog é prioridade! abraços
    Carlos

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita