quarta-feira, 21 de maio de 2008

[EUA] Hillary ganhou, mas não levou

Na corrida democrata a nomeação do partido, a senadora e ex-primeira-dama ganhou com larga vantagem em Kentuchy, que é um estado mais conservador cuja população é formada em sua maioria pela classe média branca e representa o eleitorado dos Clinton. Com 100% dos votos apurados, a pré-candidata teve uma vitória esmagadora(66%) e uma vantagem de 36 pontos percentuais sobre Obama.
O senador por Illinois conseguiu no mesmo estado uma marca histórica, segundo seus assessores. Na disputa democrata os delegados são dividos proporcionalmente, graças a este sistema Obama conseguiu o apoio de 1.627 dos 3.253 delegados que particparão da Convenção Nacional em agosto em Denver, Colorado.
A maioria dos delegados não assegura a nomeação do partido, no entanto serve para pressionar os superdelegados - dirigentes do partido que tem independência para escolher em quem votar - a declarar apoio a sua candidatura, além do fato de matematicamente Clinton não ter condições de alcançá-lo.
Na outra primária realizada hoje em Oregon as projeções da CNN indicam vitória de Obama. Com 50% dos votos apurados o placar está 58% a 42% para o senador. Diferente de Kentuchy, Oregon é considerado um estado mais progressista e liberal, portanto muito mais receptivo a mensagem de mudança de Barack, que no estado bateu recorde de campanha ao realizar um comício na cidade de Portland para mais de 75 mil pessoas.
Hillary continua afirmando que vai disputar até o último dia quando serão realizadas as últimas primárias, em 3 de junho. Analistas dizem que é um modo dela se fortalecer para tentar a vaga de vice na chapa de Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita