quarta-feira, 21 de maio de 2008

Eleições 2008 - Tucano paulista mete o bico

Como já foi dito aqui, o PSDB na Bahia ainda é um partido sem muita força política e sem capilaridade e tem feito de tudo para mudar esta situação. Começou por atrair em 2005 o ex-prefeito de Salvador Antônio Imbassahy(ex-PFL/DEM) para seus quadros, o lançou ao Senado em 2006(ficando em terceiro lugar) e que hoje é pré-candidato a prefeitura da capital.
As peças do tabuleiro estão se movendo tão rápido que influem, inclusive, na eleição presidencial de 2010. Vários sites de notícias(Política Livre, Bahia Notícias, Cláudio Humberto e Folha Online) publicaram hoje que o acordo entre Imbassahy e Varela teve participação e o aval do governador de São Paulo, José Serra(PSDB).
Serra, que é pré-candidato a presidência, tem participado ativamente de acordos que assegurem a ele apoio de partidos - como o PMDB de Quércia - e palanques fortes nos estados, caso da Bahia. É uma forma de se contrapor aos avanços do outro pré-candidato, o mineiro Aécio Neves(PSDB).
Como bem disse Mário Kertész na edição de hoje do programa Bom Dia com Mário Kertézs, da Rádio Metrópole, se ganhar as eleições municipais Imbassahy se cacifa para ser candidato ao governo do estado(ótimo palanque para Serra) e entrega a prefeitura para Varela. Acordo parecido aconteceu com o Serra e o Kassab(DEM), atual prefeito de São Paulo, e que está dando a maior dor de cabeça nos tucanos e democratas. Eles não contavam com o fator Alckmin novamente.
Usando um termo atual, Serra vem se comportando como um verdadeiro "catalisador" na política brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita