quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

IDEOLOGIA? Eu quero é o poder....

Certas obras são atemporais e se mantém atuais mesmo depois de anos, décadas, séculos. Pode ser uma frase que representa uma nova visão de mundo (Yes, we can - Barack Obama), um livro (A Evolução das Espécies - Charles Darwim), uma atitude (Rosa Parks que desencadeou a luta pelos Direitos Civis nos EUA ao se recusar a levantar no ônibus e dar o lugar a uma 'branca' - o princípio do fim do apartheid racial no país), um disco (Sargent Peppers - Beatles), tantos podem ser os exemplos....
Voltava para Salvador hoje 'aproveitando' um ócio nada criativo quando de repente ouvi uma obra atemporal, a música Ideologia, de Cazuza...
Apesar da música ser o relato de uma época, a frase "Ideologia! Eu quero uma para viver" se mostra cada dia mais atual, e foi da sua associação com a atualidade que 'nasceu' este post.
Onde está a ideologia neste país tropical abençoado por Deus e destroçado pelos seus? Ideologia e política então...ou a presença de uma, é a ausência da outra; ou a primeira impossibilita, pelo excesso(leia-se radicalismo), o bom funcionamento da segunda.
Falando em política. Ainda estamos no começo de 2009 e o assunto da pauta - excuída a 'marolinha', o apelido carinhoso da crise - é a eleição de 2010. Nós mal saímos de uma eleição municipal, porém...
Pensando bem, é um bom momento para analisarmos a falta de ideologia de certos políticos, principalmente aqueles conhecidos como 'políticos profissionais', pejorativamente falando, que geralmente são integrantes do chamado 'baixo clero' da política e dos parlamentos pois não tem posição, não tem opinião ou nós eleitores não as conhecemos.
Vamos criar exemplos hipopéticos de políticos sem ideologia.
O primeiro, pode ser um dep. estadual ou federal que troca de partido a cada mudança na fase da lua e que encontrá-lo na Lavagem do Bonfim ou no 2 de Julho é impossível já que nós eleitores não sabemos em que partido ele estará. Essses parlamentares, pelo histórico, podem ser encontrados em partidos sem muita representatividade, cujo quociente eleitoral é baixo, e com certeza estão na base do governo atual, e estavam na do passado também. Ideologia? Eu quero é o poder!
O outro é de um cargo executivo, um prefeito de uma pequena cidade fictícia, Shangri-la - o paraíso na terra. Onde foi que ouvi isso? Pois bem, neste caso, o prefeito foi eleito na base do 'atual' governador, está no poder e todas as pesquisas indicam que ele será re-eleito. O prefeito faz seu papel e durante a campanha o leva às suas bases, faz comícios, caminhadas, carreatas, tudo enfim. Só que o inesperado acontece e o candidato da oposição vence e o final é muito previsível: Antes mesmo de tomar posse, o novo governador já ganhou um novo aliado.
O poder atrai e este tipo de político trai seus eleitores. Ele se vinculou ao candidato derrotado, disse de todas as formas que a melhor opção era seu candidato, não o outro. Se respeitasse a democracia, estaria na oposição! Ideologia? Eu quero é o poder!
Democracia no poder é fácil! Na oposição irresponsável também! 2010 é uma boa, e nova, oportunidade para repensar e decidir se estes profissionais da politicagem merecem continuar no poder.
Terminando, com Cazuza: "Pois aquele garoto; Que ia mudar o mundo; Agora assiste a tudo; Em cima do muro..."
Por fim, agora exercitando um ócio pouco criativo: DESCA DO MURO! DERRUBE O MURO! NÃO ASSISTA, PARTICIPE! E TENTE MUDAR O MUNDO... MUDAR O MUNDO? YES, WE CAN!(SIM, NÓS PODEMOS!)

8 comentários:

  1. Em se tratando de política não podia deixa de postar aqui, para vc que nos visita esta matéria escrita por um dileto colega Carlos Cintra.

    Só discordo do mesmo no que diz respeito a falta de ideologia é que esta não existe só na classe política e sim em todas classes sociais, principalmente depois da ditadura de 40 anos.
    Nossos estudantes já nem pensam em política ideológica e os poucos que surgem no cenário nacional vem de uma "dinastia" o pai é ou foi um político e já cheios de vícios querem dar continuidade na obtenção das vantagens que se acostumaram ter.

    Realmente o que se quer é só poder.

    Você é valoroso Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Nalva,
    Então não discordamos neste aspecto. Como eu disse, na ausência e no excesso de ideologia, ambos são nocivos em todo lugar, porém na política é mais grave.

    Discordo, no entanto, em repassarmos para os ditos herdeiros políticos - em uma democracia como a nossa - os vícios dos seus pais e avós.

    Os erros e vícios cometidos pelos mais velhos não podem ser creditados nas novas gerações que nasceram e cresceram na democracia.

    ResponderExcluir
  3. Ideológico Carlos Cintra,
    Eu já fui pro meio e dei capoeira,virei a mesa,levei pernada,
    Chamei pra briga,levei pancada,
    Depois dos 40 ja meio cansada,
    Passei a dar bofetadas ao invés de pauladas,
    Hoje depois dos 50 não to batendo mais em nada,
    Sómente alguns tapinhas aqui mesmo sentada,
    Esse Brasil é prostituto
    Perdeu ha muito a vergonha na cara!

    ResponderExcluir
  4. Lilian,
    Este seu poema-comentário é digno de post, não pode ficar 'escondido' aqui.

    ResponderExcluir
  5. O "poema" só sai quando o post inspira.Seu blog é um dos que eu comento e que tenho certeza que terá vida muita longa.Ele é dinâmico,respira,reage,TRANSPIRA!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Cazuza é totalmente atemporal...

    E vc, cada dia escrevendo melhor meu Buuu!!

    Adorei o post, muito bom!!! =D

    ResponderExcluir
  7. Meu querido Fernando

    Cazuza Gritou: “Ideologia,eu quero uma pra viver”. As TVs ouviram isso e deram ao povo o Big Brother! E cria-se uma “celebridade” nacional, tão importante quanto o nada.

    Tem gente que acha que mudar o mundo é enviar Power Point via e-mail com aquelas filosofias de Pedro Bial ou de panfleto de Testemunha de Jeová. E no final sempre diz: “envie para 7 amigos”. “Pronto, Mudei o mundo”.

    Em Salvador, mudar o mundo é dizer “que absurdo” pra tudo. Tudo é absurdo.

    Muita gente tem seu meio medíocre de mudar seu mundo. Mas escrever um texto como esse que você escreveu e publicar faz a diferença.
    Mostrar as pessoas que a verdade do mundo não esta na revista veja. Que Arnaldo Jabor não é o cara mais inteligente do mundo. Então somar revista veja + Arnaldo Jabor= ficarem cima do muro com pose de filosofia barata, mandando Power point e votando no alemão do Big Brother. Ah! Sem esquecer dos comentários do Leão Lobo.

    Eu sei que publicar blog ás vezes pode cansar, mas não canse de dividir esses textos com a gente!

    Felicidade e sucesso !

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita