sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ela tem o poder!

Esta semana me dei conta do ainda não mensurado poder da internet.
Durante um dos longos engarrafamentos em Salvador, estava no começo da semana ouvindo a Rádio Metrópole no momento do Giro pelo interior - no qual correspondentes das cidades noticiam as principais notícias da região - quando ouvi, ainda que não acreditando naquilo que ouvia: a locutora chamou direto de Ilhéus uma Solange como correspondente. Solange, a gaga de Ilhéus, que ficou famosa graças ao Youtube.

A primeira vez que ouvi a famosa gaga foi também na Rádio Metrópole há mais de um ano. Primeira vez não, primeiras vezes porque o sucesso foi tamanho que a participação famosa em uma rádio da cidade foi repetida incessantemente durante a semana toda, a pedido dos ouvintes. Não demorou muito e a gravação foi para a rede mundial de computadores e ganhou o Brasil.

Nesta sexta à noite, passando os canais, parei no programa Pânico na TV quando me deparei com a gaga, novamente, desta vez na porta da secretaria de Turismo da cidade junto com os humoristas Vesgo e Silvio e uma multidão de curiosos.

O motivo para tanto barulho tinha uma causa nobre. Solange queria um 'emprego' na prefeitura da cidade porque, segundo ela, depois da sua cibernética fama a cidade passou a receber mais turistas. Como se a passarela do álcool, o bar Vesúvio - conhecido internacionalmente no romance "Gabriela, Cravo e Canela - assim como a natureza exuberante do local não fossem suficientes para atrair os turistas e que a sua simples presença na cidade fosse capaz de incrementar o turismo.

Ainda assim, Solange conseguiu o que queria e a partir de agora vai se fantasiar de gabriela para representar a cidade de Ilhéus. Como isso vai acontecer? Não sei. Mas esta não é a questão central.

Qual foi o estopim para o sucesso de Solange? A internet. Foi através e por causa dela que a gaga conseguiu chegar onde chegou. A internet ainda é sub-utilizada e usada mais para diversão e entretenimento, desprezando uma ferramenta que pode ser uma mola propulsora para a difusão da arte, da educação, da cultura, do conhecimento e da política. Da política, por que não?

O atual presidente dos EUA foi o primeiro a utilizar a internet como ferramenta de mobilização social na campanha, além de manter contato direto e permanente com seus eleitores, disponibilizando todos as informações de campanha em seu site, de perfil a programa detalhado de governo e um fórum entre a assessoria de campanha e os eleitores dos EUA.

Depois de eleito, Obama é o primeiro presidente a postar regularmente no Youtube todos seus pronunciamentos oficiais, além de manter seus eleitores (e entrusos curiosos, como eu) atualizados sobre seus principais atos por e-mail e revolucionar o site oficial da Casa Branca tornando-o mais funcional e acessível.

Obama tem o poder. Ele soube utilizar a rede para potencializar suas qualidades e envolver politicamente milhares de jovens que estavam à margem da forma tradicional de fazer política. Tradicional que para muitos é sinônimo de antiquada, conservadora, limitada, viciada....
Solange tem seu 'poder'. Basta ver a quantidade de visualizações dos seus vídeos no Youtube.
E o poder(a força) da internet? Ainda é uma incógnita que vem sendo descoberta a cada dia por todos nós usuários...

3 comentários:

  1. Solange, como outros populares, está aproveitando dos seus '15 minutos de fama'. Agora, chegar ao ponto de se declarar ícone da cultura de Ilhéus, é exagero dela. Mas, como todos os outros populares deste tipo, logo essa fama passa.

    Gostei do blog.

    ResponderExcluir
  2. Dego,

    A internet tem mais poder do que vc, eu, ou qualquer outro pessoa possa conseguir descrever ou mensurar... e cada dia que passa, isso vem crescendo mais e mais, de uma forma tão galopante que chega assusta um pouco.
    Utilizada para coisas boas, sim, claro! Porém, muitas vezes dando ibope demais a quem merece de menos... Vamos combinar? Solange - a gaga - é sim engraçada, certo! Mas daí realmente ela achara que o turismo de Ilhéus aumentou por conta dela... é um tantinho "demasiado grande" kkkkkkkkkkkkkk...
    O youtube na medida em que traz muita coisa interessante pra se vê, traz também muito "lixo", daqueles que vale a pena ver e rir, porque ninguém é de ferro e rir faz bem a saúde, aos nervos e dizem, até a pele... hehehe mas acaba por criar "famosos" que sinceramente... prefiro neeem comentar! =X

    Adooorei seu blog irmão!!! Sensacional!! Como sempre, vc só me enche de orgulho!! Seu blog tá muuuito bomm! Vc escreve muito bem e sempre traz assuntos muito interessantes... adooooreei!!!

    Fã de carterinha!

    BeijO :*

    ResponderExcluir
  3. Fã de Carteirinha [2]. Orgulhos [2]Êta família coruja essa, gente!!!
    Com certeza a Net faz e acontece.
    Tudo é válido. Desde a séria cultura, até a cultura séria.Passando da tristeza para a alegria, arrastando o certo, o incerto, o bom, o podre, o aproveitável, o inútil, o tudo e o nada. Solange, teve e está tendo seus ....(rsrsrs...) quase 150 dias de fama, aliás, 151..."oi nós falando dela travês"!!!Como todo cometa, vai passar.e nós, aqui, grudadinhos esperando novo post.
    Um beijo bem grandão filho.

    Mainha

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita