segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

2 PESOS, 2 MEDIDAS

O governo brasileiro, através da decisão do Ministro da Justiça Tarso Genro, mostrou que certos integrantes confudem decisões de Estado com ideologia pessoal.
O caso Battisti causou estranheza no mundo diplomático com a concessão de status de asilado político para Cessare Battisti, condenado pelo assasinato de 4 (quatro) pessoas na Itália na década de 70.
A argumentação pífia e ridícula do ministro foi fundamentada na perseguição(?!) política sofrida pelo integrante do PAC (Proletários Armados para o Comunismo) italiano. A Itália, ao contrário de outros países, é um país democrático com Executivo, Legislativo e Judiciário independentes.

O italiano foi condenado em todas as instâncias do país, além de ter seu recurso negado pela Corte Européia de Direitos Humanos.

A decisão ministerial causou grande desconforto na Itália porque, trocando em miúdos, o Estado Brasileiro pôs em cheque as instituições democráticas do país. Deve-se ressaltar que o atual presidente italiano Giorgio Napolitano é um comunista histórico e que o pedido de extradição foi feito durante o governo do primeiro-ministro Romano Prodi, representante da esquerda italiana.
A decisão do ministro contrariou também o CONARE (Comitê Nacional para Refugiados) que assim decidiu: "que não há 'nexo causal' entre a perseguição alegada por ele e o pedido de refúgio e que não caberia ao órgão, vinculado ao Ministério da Justiça, definir se os crimes atribuídos a ele foram ou não 'políticos'".
Por outro lado, o governo brasileiro repatriou os dois pugilistas cubanos foragidos do regime ditatorial dos Castro. Ambos foram presos e devolvidos para Cuba. Chegando lá, foram perseguidos e impedidos de praticar o esporte e proibidos de viajar para fora do país.
Cuba é um país ditatorial. Não existe liberdade de imprensa, não existem partidos políticos, e é governado por uma mesma dinastia, a dos Castro há 50 anos. (Por que a dinastia Castro pode governar Cuba por 50 anos e os Magalhães não podem governar a Bahia? Os Sarney não podem governar o Maranhão?)
Exatamente por estes motivos atletas cubanos aproveitam competições esportivas internacionais para fugir do país caribenho. Além das pessoas que tentam fuga pelo oceano.
Em um país onde não existe oposição, existe dissidência e presos políticos não pode ser considerado um país democrático.
Uma desculpa usada para esta "revanche" verde-amarela foi o fato da Itália não ter extraditado Salvatore Cacciola para o Brasil. Estaria tudo certo, exceto o fato do bandido de colarinho branco possuir cidadania italiana. Assim como a Itália, o Brasil não extradita seus nacionais.
O governo brasileiro demonstrou por estes dois fatos que a ideologia interfere e macula as decisões do Estado, chegando a causar crises diplomáticas, como a que ocorre com a Itália.
Há chances de reverter esta decisão vergonhosa. Está nas mãos dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Um comentário:

  1. Santo Dio !!! Cheguei aqui por um link que fica lá em meu blog! E vejo todos os links que voce havia me falado!Maravilha!!Acho que agora vou me politizar rsrs,isso aqui está um luxo!Classe pura!! Abraços,doutor menino!

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita