quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

2 de fevereiro também é dia de Oxum

Bem antes de milhares de baianos e turistas invadirem o Rio Vermelho para reverenciar Iemanjá, o Dique do Tororó é o palco de uma manifestação religiosa do candomblé até hoje desconhecida da maioria da pessoas.
É a entrega do presente de Oxum, orixá das águas doces, que dizem por aí é um tanto ciumenta.
A ialorixá Mãe Aice, do terreiro Odê Mirim, que fica no Engenho Velho da Federação é a responsável pelos rituais dirigidos à Iemanjá e á Oxum.
Já nas primeiras horas do dia 2 de fevereiro adeptos do candomblé e poucos curiosos começam a se concentrar em um determinado local já preparado às margens do lago sagrado a espera do presente para Oxum.
Quando ouve-se os primeiros foguetes ao longe é sinal que a carreata festiva acaba de sair da Vasco da Gama. A pequena carreata (de 10 a 12 carros) chega sob muitos aplausos dos presentes e tendo a sua frente o batuque dos ogãs na primeira caminhonete.
Descem todos os carros em direção aos dois barcos, um deles Oxalá Meu Pai, e seguem em direção ao lugar determinado e depositam o balaio de presentes e as flores ofertadas pelas pessoas.
Ao voltarem da entrega dos presentes, começam os rituais da religião com muita música, dança, incorporações e alegria. E saem dali com o sentimento do dever cumprido.

4 comentários:

  1. Sou muito ciumenta...vai ver que eu sou d'Oxum...mas acho que não...quem me ver no samba amanhã dirá que eu sou da Moça...rsrsrs
    Salve às rainhas das águas...
    Jamais me emocionei tanto diante de um post.
    Um beijo,menino do mar...

    ResponderExcluir
  2. O sincretismo religioso nos emociona e nos encanta pela pureza contida da FÉ, em outras épocas, tão perseguido, desbravou, com muita garra os séculos e séculos...!!! Vence, até hoje, os perseguidores, contraria os céticos, enfurece os ateus. Por outro lado, encanta os seus seguidores, fortalece o espírito, enobrece a cultura, sustenta a esperança ! ! ! Somos todos filhos de OXALÁ. Carregamos em nós,contudo, uma particular entidade. Identifique-se: Uma OXUM linda, vaidosa, ciumenta, encantadora ! Quem sabe, talvez, uma IANSÃ guerreira, altiva, sensata, dominadora. Um OGUM dócil, centrado, amoroso. Um OXÓSSI, também guerreiro, corajoso, justiceiro...! ! E por aí vão , muitos e muitos... Os quais nos bendizemos, nos apegamos, à eles imploramos e oramos por PAZ< SORTE< SAÙDE< FELICIDADE...!! São Mitos, Santos, Espíritos de Luz! Não tema amá-los ou adorá-los, pois são filhos, todos eles, do PAI MAIOR e ÚNICO: DEUS,TODO PODEROSO, - OXALÁ se assim preferir. Mudam os nomes, as vestes, os ritos, mas são, na sua essência, a representação do BEM,do AMOR e da FÉ. Coragem! Identifique-se ! " Êparrê minha mãe...! Sou filha de Iansã e tenho uma Oxum Apará...!" Assim sou: Mista de guerreira e amorosa. Mesclada de Amor e garra. Sou filha de Deus! Oxalá me proteja e me guarde. AMÉM!!

    ResponderExcluir
  3. Será que sou de Oxum???

    Neeem... nem sou ciumenta né Dego?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

    BeijO :*

    Ps: vc fala do sincretismo baiano como ninguém, devo dizer que o post realmente me encantou!

    ResponderExcluir
  4. o terreiro de mae aice,tem uma vibraçao verdadeira e linda...salve oxum mae das aguas doce.

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita