segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O avesso da rebeldia

Caetano Veloso diz em Sampa que a cidade de São Paulo é o avesso do avesso do avesso... Me aproprio, sem sua permissão, da sua famosa frase "é o avesso do avesso do avesso" para caracterizar a juventude brasileira de hoje, principalmente aquela organizada nas associações estudantis.
Já faz muito tempo, ou não, em que eu também era jovem e apesar de não integrar nenhuma entidade, ou mesmo partido político, sempre procurava me colocar diante daquelas questões  principais do momento e mudar o mundo. Toda juventude sonha em repetir os feitos do maio de 68 em Paris, ou do movimento direitos civis nos EUA (Woodstock incluído!) ou ter participado da passeata dos Cem Mil no Rio, da campanha pelas Diretas ou mesmo ter sido jovem no levante democrático "Fora Collor". Quando jovem, queria ter participado desses movimentos...
Na minha juventude, porém, tive a oportunidade de participar de um movimento baiano que teve repercussão nacional que foi a luta para pedir a cassação dos senadores ACM e José Roberto Arruda por causa do escândalo da violação do painel do Senado. Coincidência ou não, a revolta estudantil - que depois contagiou outros setores da sociedade - passou para a história como maio de 2001.
Com a histórica eleição de Lula para a presidência tudo mudou e a juventude rebelde se calou. Quando eu poderia imaginar que o escândalo do mensalão do governo federal em 2005 não fosse indignar um jovem rebelde e revolucionário (eles se auto-intitulam deste jeito, revolucionário!). Ninguém foi as ruas protestar, pedir a punição dos culpados, lutar pela ética na política. Ao contrário (do avesso), os jovens avisaram que seriam - junto com os sindicatos (pelegos) e outros movimentos sociais (governamentais/oficiais) - o ponto de apoio para impedir investigações e outras medidas possíveis, como a possível cassação do mandato de Lula.
O final todos nós conhecemos, acabou em pizza! No ano passado, com o surgimento de denúncias contra a família Sarney jovens de todo o Brasil começaram a protestar - primeiro através da internet - e depois marcando manifestações contra a dinastia Sarney também pela rede. Ocorre que, nenhuma entidade estudantil organizou ou ao menos se juntou à juventude descontente por um simples motivo: as entidades estudantis desde o início do governo Lula estão aparelhadas e recebendo vultuosas quantias para continuarem como estão: inertes, mudas e sem ação. Uma rebeldia pelo avesso!
Corrigindo, no escândalo do mensalão do DEM de Brasília, a juventude militante de forma surpreendente acordou para lutar contra a corrupção alheia, ou seja, dos partidos de oposição  ao PT, que diferente do partido, expulsou dos seus quadros todos os envolvidos. Hoje, basta abrir o jornal e ler que José Dirceu(o operador do mensalão) é comandante da campanha de Dilma, assim como o Palocci (que quebrou o sigilo do caseiro)  é homem forte em um potencial governo da muié de Lula. E o Josias Gomes, mensaleiro que é candidato a deputado federal pela Bahia. Cadê a juventude revolucionária e rebelde? Eles podem ser encontrados na oposição do oficialismo, sempre que o partido detentor do poder seja contra o Lulismo. Deixou de ser luta política para se tornar luta partidária! Lástima!
Sobre a candidata governista parece que paira uma áurea de santidade das escolha de Lula. A juventude de outrora que sempre lutou contra todas as formas de coronelismo, desta vez, aceita de bom grado, sem reclamar, apenas porque o presidente escolheu! Conforme já disse no escrito anterior a candidatura de Dilma à presidência é uma afronta a Democracia, mas se for perguntar aos rebeldes revolucionários, a resposta é que Lula escolheu, que foi um governo popular, para impedir as privatizações e todo aquela retórica vazia que se contrapõem a realidade e aos fatos.  É o avesso do avesso do avesso da dita revolução e da rebeldia, é o marasmo, o governismo, o partidarismo puro e simples ignorando qualquer coerência história e política.
Não podia deixar de citar que muitos jovens (e adultos) ainda mantém uma admiração cega por regimes autoritários de viés socialista: Cuba e Venezuela são os maiores exemplos e agora o Irã por se tornar o símbolo do anti-americanismo. Onde está a rebeldia em apoiar regimes que censuram, que prendem e que matam aqueles que não "rezam na cartilha do governo"? É revolucionário nos dias hoje apoiar uma ditadura de 50 anos? É saudável apoiar um caudilho que fecha rádios e tvs, que implanta a censura nos jornais, que invade propriedades e que manda prender opositores, simplesmente por serem opositores? É típico de uma juventude celebrar uma ditadura que reprime manifestações políticas que deveriam ser livres?
Falando em rebeldia, nada melhor que terminar com uma declaração do estudante-símbolo, um dos líderes do maio de 68 em Paris, o político Daniel Cohn-Bendit hoje deputado do Parlamento Europeu pelo Partido Verde alemão, que diz muito do quadro político do Brasil:
"O perigo é a utopia levar a um certo absolutismo de ideias que se traduz na dissolução das estruturas democráticas do país, algo que Hugo Chávez está implementando na Venezuela. Uma utopia não pode ser a verdade absoluta. Sem o debate e a pluralidade, a política fica estéril. É importante que as novas utopias não caiam nas mesmas armadilhas das velhas".
Comente. Concorde. Discorde.

5 comentários:

  1. Fácil, muitas vezes, criticar.
    Difícil, quando se estar no poder ser "atitude" coerente e séria, como os gritos dados quando oposição. Mais difícil ainda, é entornar o caldo com dissimulação e, simulação de honestidade ampla, límpida e irrestrita.
    Faz-me rir...kkkk.
    Nunca tivemos um governo com tamanho engodo político, humano e racional.
    São faxistas mascarados, ditadores camuflados, irresponsáveis insanos.
    Aveso do Avesso....Pura e simples VERDADE>
    Fato!
    Ponto Final!

    ResponderExcluir
  2. Eu li em algum lugar alguém sentenciando a seguinte profecia:"primeiro Lula!Agora Dilma!O proximo Tiririca!"
    Um abraço pra quem fica!

    ResponderExcluir
  3. Cada um tem sua opinião, fato.
    Sou da atual juventude, a qual citada no post. Concordo em certos pontos, em outros não, não mesmo.
    Sim, tenho a vontade de ter vivido no tempo em que os jovens irão a luta, protestos, ida as ruas por suas idéias em público. A atual juventude brasileira pode ser considerada, aliás, é uma juventude que não está nem ai pra "hora do Brasil", não se envolvem mais politicamente falando. Poucos são aqueles que ainda tem ideais políticos.
    Concordo também que há muitas pessoas que votam pelo partido e não pelo candidato. Não, não sou Petista, muito menos Carlista. Acredito que o Brasil ainda tem "jeito". Políticos corruptos existe e existiu em TODOS os mandatos, sendo do PT ou não. Mas há uma grande diferença, a mídia. Por que será que a mídia ( principalmente a rede Globo e a Veja )focaram tanto no governo de Lula? Não apenas por haver corruptos, mas pelo fato de serem da oposição ( FATO ). O governo de Lula, o qual foi considerado internacionalmente um dos melhores governos, é sempre detonado pela grande parte da classe média e média alta, pois sempre foi um governo voltado aos mais necessitados.
    Acredito que com Dilma o Brasil vá pra frente, continuando com o atual governo de Lula.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Mas a pergunta continua no ar: Onde estão os jovens das organizações estudantis que se mobilizam apenas para protestar contra os escândalos ocorridos em governos de partidos de oposição?
    Olha o patrulhamento da mídia? Todos os escândalos de todos os partidos estão fartamente documentados, só não pode contra o PT, porque?
    Todo o prestígio que Lula (e os seus antecessores galgaram, vivemos uma história)foi para a lata do lixo devido aos apoios às ditaduras em Cuba e na Venezuela, ao devolver os boxeadores cubanos fugidos, ao aclamar o ditador do Irã...
    Com Dilma nós teremos esta liberdade? Conhece mesmo a sua candidata?

    ResponderExcluir
  5. Interessante Carlos, parece que polarizaram essa eleição numa disputa entre pobres e ricos! O que seria de Camaçari se não fosse o Polo e as grandes empresas que lá se instalaram? Será que a Mariana pensa que uma universidade federal é de graça mesmo? Será que ela sabe que os que trabalham é que pagam para os alunos não precisarem pagar? Os valores dessa juventude estão meio embaralhados, será que acham correto termos uma assaltante de banco na presidência? Será que sabem quem é a Dilma? Tudo é culpa da Globo? Qual a liderança jovem que surgiu nos últimos tempos? Será que Mariana já deu uma olhada na periferia de Salvador? Leio no jornal, diariamente, pessoas morrendo por falta de atendimento médico,assaltos,assassinatos, até quando isso? Carlos eu adoraria que houvessem muitos jovens iguais a você, ai sim teríamos esperança! Um abraço!

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita