terça-feira, 3 de junho de 2008

Quem realmente saiu na frente?

Analisando friamente o quadro eleitoral como ele se apresenta mostra que a oposição(presente e/ou futura) aos governos federal e estadual está muito mais organizada que a base governista. Enquanto isso, a "frente de esquerda" bate cabeça, discute o sexo dos anjos e fica para trás.
Observando o retrato das chapas formadas até então mostra que a oposição saiu na frente.
O PSDB/PPS, apesar de serem da base de Wagner(até quando?), são oposição ao governo federal. O PMDB faz parte da base em nível nacional e estadual. Em nível federal sempre "cobra" ao governo por agir como governo e tem uma parcela "independente"(oposicionissta, desculpe o eufeminsmo) no Congresso.
O PMBD baiano age mais como independente que como base, apesar da aliança Wagner/Geddel. Vide recentes casos de projetos do executivo derrotados na Assembléia.
O PR faz parte da base de Lula e aqui diz que faz também da base de Wagner. Mas ainda assim vai apoiar o único candidato legítimo, por enquanto, da oposição aos governos municipal, estadual e federal, ACM Neto(DEM).
As eleições de 2008 são uma prévia, uma arrumação de forças para 2010. As pesquisas indicam a baixa popularidade do governo Wagner(PT), a liderança nas pesquisas do governador de SP José Serra(PSDB) - inclusive na Bahia - e a formação de chapas(competitivas) formadas por partidos da oposição presente e/ou futura. Quem saiu na frente?
E a negociada/esperada/sonhada "frente de esquerda"? Os pré-candidatos e partidos se reúnem, visitam o governador, apresentam sugestões para a escolha e até agora nenhuma decisão.
Para se adaptar a atual realidade a coligação de partidos deveria se auto-denominar "atrasada de esquerda".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita