quinta-feira, 8 de novembro de 2007

DITADURA x DITADURA

Papel do advogado do diabo...
Situações semelhantes não deveriam ser tratadas de forma semelhante?

Trata-se da análise do tratamento radicalmente oposto que os seres humanos dão para situações que, pela identificação flagrante, deveria ser cuidada senão igual, no mínimo de forma parecida.

A Bahia, durante os últimos anos pelo menos esteve sob o comando de um líder personalista e autoritário, herdeiro da Ditadura Militar. ´

ACM, pela personalidade forte ou pelo modo de fazer política, demonstrou durante sua vida política certas atitudes ditatoriais e anti-democráticas seja na condução do grupo político que liderava ou o governo da Bahia que mandava, tem muita semelhança com o líder afastado Fidel Castro, presidente-ditador de Cuba.

Os partidos de esquerda, como o PT, foram os grandes adversários e perseguidos pela ditadura militar. Muitos dos quadros do partido, hoje ocupando cargos no governo federal e estadual, participaram inclusive da luta armada contra o regime autoritário.

Jovens baianos, militantes de partidos de esquerda, participaram da oposição feroz que se fazia ao carlismo e se criticava - protestando, panfletando - e com razão, algumas decisões de governo carlista que tinham viés autoritário e anti-democrático.

Alguns desses jovens, por intermédio de um acordo do PT com o governo cubano, os envia para o país caribenho para estudar medicina.

Até aí tudo bem, Cuba é um país que adquiriu em alguns ramos da medicina o grau de excelência, e qualquer tipo de intercâmbio - cultural, científico - é bem-vindo.

Mas, e os jovens, como reagem a uma verdadeira ditadura?

Lá em Cuba não existe liberdade de expressão e de imprensa, eleições livres, pluripartidarismo, estado de direito, ou seja, uma ditadura.

Os jovens a que me refiro nasceram ou cresceram durante a abertura política ou já na democracia que nascia. E protestavam e criticavam, com razão, contra as atitudes anti-democráticas do carlismo, já podiam fazer isso.

E Cuba? Existe oposição? NÃO.

Os dissidentes estão presos há anos por serem considerados inimigos ou traidores da pátria.

Milhares de cubanos fogem da ditadura em busca de liberdade.

Aqui, com a democracia, protestos e mais protestos já foram feitos contra aquilo que se achou errado, mas em Cuba é proibido ter protestos, só marchas de apoio ao governo.

Pessoas, peças de teatro, filmes são proibidos em Cuba quando contrariam ou simplesmente, criticam, o regime cubano.

Diante de tais reflexões imperioso se faz perguntar aos estudantes baianos que vão estudar em Cuba:

Se aqui na Bahia vocês lutavam e protestavam contra atitudes autoritárias dos governantes, qual a reação diante da Ditadura Cubana? Alguma crítica ao governo ditatorial? Apóia os dissidentes?

Ditadura de esquerda é melhor que de direita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita