quarta-feira, 7 de novembro de 2007

BRASIL NÃO É VENEZUELA!

Enquanto a Venezuela dá sinais de enfraquecimento institucional com o avanço da Revolução Facista Bolivariana de Hugo Chávez, o Brasil caminha para o fortalecimento das suas instituições e tem demonstrado ultimamente com algumas demonstrações recentes:
  • As decisões elogiadas do TSE e STF sobre fidelidade partidária e a abertura do processo do "mensalão";
  • A divulgação da prestação de contas das verbas indenizatórias, e desnecessárias, recebidas pelos senadores, em nome de uma maior transparência do Senado;
  • O sepultamento da "bolivariana" idéia da possibilidade de re-reeleição para presidente, cujo maior beneficiado seria o atual ocupante do cargo, o presidente Lula.

Além das reiteradas declarações do presidente Lula de negar ser o entusiasta dessa idéia, uma nota conjunta de presidentes de partidos - PT, PCdoB, PMDB, DEM, PSDB, PSB, PP, PSOL, PPS, PSC, PTC - demonstaram uma certa maturidade política dos país e afasta de vez o fantasma chavista do solo brasileiro.

A idéia de re-reeleição estava apenas adormecida no Congresso, já que tinha sido aprovada na CCJ da Câmara ainda em 2002, durante o governo FHC.

Falando em FHC, a idéia da reeleição foi um arranjo político de mudança constitucional para beneficiar o ocupante do cargo na época, o próprio FHC!

A votação da PEC da reeleição está sob suspeita até hoje, não custa lembrar, de pagamento pelo governo federal de 200 mil aos parlamentares para votarem pela aprovação. Ou seja, compra de apoio político, atualmente chamado de Mensalão!

A idéia bolivariana de FHC, que conseguiu prosperar há 8 anos atrás, não teve espaço hoje dentro da atual conjuntura política brasileira.

Enfim, enquanto a Venezuela está em franco retrocesso político-institucional, o Brasil dá sinais claros de avanços democráticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita