quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dilma e eu



Por que o título? Não sei, apenas venho sendo compelido a explicar aos que me conhecem e sabem que já fui simpatizante do Partido dos Trabalhadores (PT), inclusive fazendo campanha para Lula nas duas últimas eleições, porque não vou votar em Dilma Roussef. Este escrito estava sendo gestado desde a semana passada, contudo, como expliquei no último post os fatos terminaram por suplantar as idéias, temporariamente.... Foi quando, no blog de minha amiga Lilian Simões, ao comentar sobre as eleições, surpreendentemente percebi que tudo o queria dizer, estava dito. Foi também a própria blogueira que me disse uma vez, "comentário não é post", portanto...
Começando pelo começo (que criatividade!) e antes de tudo, estou a falar de Democracia. Penso que um governante apresentar um nome para a sua sucessão e fazer campanha para o seu candidato é normal! Anormal e ilegal, é começar a fazer campanha há mais de dois anos, como foi no caso Lula/Dilma. 
Sendo o Brasil uma república presidencialista não basta um presidente popular de um governo popular indicar o seu sucessor, este tem que preencher alguns requisitos  mínimos como experiência pública e política, até porque estamos votando na pessoa que vai governar, no próximo gestor e não no seu padrinho político. É o mínimo de respeito às instituições e à democracia!
As pessoas que declaram o voto em Dilma  não o fazem por seus eventuais méritos, defeitos e qualidades, ao contrário, declaram voto porque ela é candidata do Lula. O simples fato de aparecer ao lado de Lula é motivo determinante para o voto. Ou seja, quem vota apenas é Lula, monocracia! Quem escolheu de fato e os seus reais motivos (os quais eu desconheço) foi Lula, os “eleitores de Dilma” apenas votam nela porque Lula indicou. Afinal, estamos em uma democracia ou uma monocracia cujo soberano Lula decide o futuro político do país?
Triste constatação, é o novo curral eleitoral “bolsa-famílico” no país.
As últimas pesquisas mostram que a “muié” do Lula (coitada da insossa e indiferente primeira-dama, D. Marisa Letícia, relegada a papel de concumbina uma vez que as pessoas identificam Dilma como “muié” do presidente) está cada dia melhor colocada apenas porque Lula a indicou, sua (in)competência, história, nada disso importa…
Se Lula decidisse eleger o saudoso e lendário bode preto de Ipirá para presidente da República todos votariam porque Lula simplesmente o indicou, independente de nós sabermos que o bode é apenas um bode.
Dilma é apenas Dilma, uma pessoa que nunca disputou uma eleição, é “cristã-nova” no PT e foi escolhida e imposta candidata porque os outros candidatos a candidatos do PT foram sugados por escândalos de corrupção ou impedidos por Lula.
Sobre a "experiência" dela no governo, o que dizer? A brilhante gestora Dilma, “a mãe do PAC”, é coordenadora de um programa que atingiu apenas 13% do previsto. Boa gestão? E sobre os programas de transferência de renda, não custa lembrar que foram criados ainda no governo de FHC, ganharam novos nomes e foram aperfeiçoados durante o governo Lula, assim como o “Luz para Todos”, etc.  O Fome Zero, principal menina dos olhos do presidente e do PT é um fracasso monumental! 
Os eleitores deveriam exigir dos candidatos à presidência o mínimo de experiência pública e política.  Para ser presidente é preciso saber negociar ou escolher quem vai negociar com o Congresso Nacional, os governadores e os prefeitos. Qual experiência ela tem? 
Falo isso como quem votou e sempre fez campanha para Lula, que ainda bem, não reestatizou nenhuma empresa privatizada (como foi que alcançamos a marca de milhões de celulares e aparelhos telefônicos?), a Vale hoje é maior exportadora do país gerando milhões de empregos, e principalmente continuou com a mesma política econômica do governo FHC (o atual presidente do Banco Central, Henrique Meireles, antes de ocupar o cargo foi eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás).  É a economia que tira as pessoas da pobreza, não são os programas sociais – estes são apenas auxiliares. E a política econômica não é de Lula, é de FHC e do PSDB, mas os governistas fazem questão de REESCREVER A HISTÓRIA e tomar para si tudo de bom que se fez no Brasil e deixar tudo de errado para os “outros”.
A candidata Dilma, para quem não sabe, filiou-se ao PT apenas em 2001 e era considerada “cristã nova” no partido até pouco tempo atrás. E foi da Casa Civil que Dilma “pediu” que fosse concluída rapidamente as investigações sobre a família de Sarney na Receita Federal;  foi lotada na Casa Civil – e a pedido de Dilma – a mulher do representante das FARC no Brasil; foi da Casa Civil que saiu o absurdo programa de “Direitos Humanos “ que previa a censura aos meios de comunicação, a idéia de tirar da justiça a competência para os conflitos agrários e tantos outros absurdos que saíram do órgão durante a sua gestão. 
Não é porque sempre votei no PT que vou votar em Dilma. Não é porque o governo Lula é bem avaliado e foi importante para o país (reconheço os avanços, resultados de uma política que começou ANTES de Lula) que vou votar em Dilma. Não vou votar em Dilma porque ela simplesmente é a candidata de Lula.
Seguindo esta lógica, a da infalível escolha de Lula, então em Alagoas vamos votar em Renan Calheiros e Collor. No Maranhão todos votando em Roseana Sarney, a companheira fiel, e Cia Ltda. Em Pernambuco, lutar pela reeleição de Severino Cavalcanti.  No Pará, Jader Barbalho é o cara! Na Bahia, como  o mensaleiro Josias Gomes é candidato do time de Lula, porque não votar nele?
Para terminar, um trecho da música Tom Sawyer da banda de rock canadense Rush, que expressa o sentimento de liberdade de escolha...


"...Apesar de sua(minha) mente não estar disponível para aluguel
Não o(me) coloque como arrogante
Seu(meu) jeito reservado, uma defesa quieta
Resistindo aos eventos do dia
...Não, sua (minha) mente não está disponível para aluguel
Para nenhum deus ou governo
Sempre esperançoso, ainda que descontente
Ele(eu) sabe (sei) que mudanças não são permanentes
                                                              Mas que mudar é".
Comente. Concorde. Discorde.

12 comentários:

  1. Boas colocações, mas fico pensando...

    Então o Presidente "IDEAL" seria o Sr. José Serra ou alguém do PSDB???

    Credo em cruz!!!

    Antipático, pedante,padrasto malvado do funcionalismo de SP... Graças à intolerância e demais atributos do Sr. Governador, houve uma verdadeira "guerra" entre Polícia Militar e Polícia Civil... Lamentável de se ver...
    E meus colegas, Professores, educadores como eu, sendo atacados pelo Batalhão de Choque? Triste, muito triste!
    Sem falar em muitoooo mais, tipo... Alunos no Ensino Médio praticamente analfabetos! Alunos especiais "in(ex)cluídos, ocupando uma carteira na sala de aula, sendo promovidos à cada ano, sem receberem atenção merecida (e garantida por direito!!!), igualmente analfabetos...

    Creio que o Presidente "IDEAL" ainda está por vir, e não será desse partido... Ao que parece, já teremos que engolir um "Picolé de Chuchu" indigesto no Governo estadual...

    Meu Deus! É o fim do mundo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, não enxergo as eleições prersidenciais desta forma plebiscitária que o governismo quer as pessoas vejam. O fato de não votar em Dilma não significa que votarei no PSDB.
    Por que se manifestar como anônimo? Estamos em uma democracia e eu sou o primeiro a defender que todos tenham direito a ter suas próprias idéias...
    Docentes de SP, professor é uma profissão muito importante, mas queimar livros?
    Nós sempre esperamos pelo político ideal, não seu se o José Serra é ideal, a Marina Silva é, o Plínio...Sei que Dilma, por tudo o que disse acima, não é! Porque a eleição dela afeta negativamente o que entendo por democracia!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se o seu "anônimo" é paulista ou não, mas é um professor. Ele que responda o motivo de nenhum governo investir em educação? Não há interesse político em ter um povo que realmente lê e logo é mais politizado!
    Quanto ao Lula, Carlos,sei pouco sobre ele, fora ser agitador de portão de fábricas no ABC. O que ele fez para melhorar a situação dos "companheiros"?
    E a Dilma? Coitadinha da Dilma, nunca leu Os Sertões, não sabe onde fica o nordeste, tem muita experiência como sequestradora,assaltante de banco e outras coisitas mais. Me poupe!
    Serra é a melhor opção? Claro que não, mas com ele poderemos continuar a fazer piadas com os candidatos.A censura à imprensa é o primeiro passo para uma ditadura, que sendo de direita ou de esquerda, não presta !

    ResponderExcluir
  4. Carlos, conselho se fosse bom venderíamos e não dariamos, mas acho bom nós dois começarmos a medir nossas palavras . Lembrei de uma frase de Armand Jean du Plessis, Cardeal de Richelieu : "Dê-me seis frases escritas pelo mais inocente dos homens e encontrarei algo para enforcá-lo". Ele sabia o que dizia....rsrs

    ResponderExcluir
  5. Faz pouco tempo eu escrevi sobre a patrula ideológica, já esperava por ela. Mas de qualquer forma, obrigado, tentarei seguir o conselho de vocês dois. rsrs

    ResponderExcluir
  6. Tariza e Carlos, claro, apenas para vocês, pois se um professor não consegue se identificar imagina o que ele ensina...o maior medo dos governantes é ter um povo educado, com saúde pública de qualidade, com moradia digna e com segurança pública, pois assim, apenas os bons políticos governariam e não existiram espaços para corruptos, bandidos, condenados pela justiça e que buscam no legislativo o foro previlegiado...sinto muito anônimo, mas volte para escola para aprender, não para ensinar, pois não considero você um professor, mas um sofredor, culturalmente falando.

    ResponderExcluir
  7. Carlos,parabéns pelo texto que a mim ajudou a esclarecer dúvidas.Por tudo que ja testemunhei posso dizer-lhe que a tão sonhada democracia começa a dar os seus primeiros passos para o declínio.Isso está escandalosamente visível e é um mal sem cura que está enraizado na america latina ou seja,ta no berço da criança e o resto é chocalho pra enganar o choro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Para Marcelo e Carlos

    Eu acredito que se o voto não fosse obrigatório ,já seria um avanço . Os políticos precisariam do nosso apoio real, para chegar lá. Como nos levariam até as urnas? Através de um trabalho honesto e competente! Seria mais econômico também, gastariam menos com marqueteiros para fabricarem perfis bonitinhos!

    Mas o Marcelo tem toda razão - estaria na educação o surgimento de um mundo melhor e mais justo.

    ResponderExcluir
  9. Tariza e Marcelo,

    Oferecer educação de qualidade para os nossas crianças é a solução para todos os problemas.

    O que me espanta no comentário do docente é que ele, como professor, é também co-responsável pela situação em que se encontra a educação paulista.

    Por fim, o anônimo considerou "boas" minhas colocações e não contestou nenhuma delas. Interessante...

    ResponderExcluir
  10. QUERIDOS!!!

    Quanto rancor! Quanto preconceito ao fato de me reservar ao direito de postar como "anônimo",quanta discriminação pela profissão que amo, me orgulho e abracei há mais de duas décadas!!!
    Carlos, desculpe-me se "peguei pesado", é que me parecia a opinião de um militante do PSDB.Queira aceitar minhas desculpas... Se você não pretende votar no Serra, deve ser uma pessoa de bem, consciente inclusive de que teve alguns professores em sua vida, fato que "Serras e Alckmins" parecem ter esquecido.
    Se tomei a iniciativa de postar um comentário, foi justamente por considerá-lo um profissional coerente, alguém a quem admiro.
    Srta. Tariza, sou paulista e paulistano SIM e com muito orgulho! Inclusive darei meu voto ao Mercadante. Querida,sei dizer que EU li Os Sertões e todas as outras obras da nossa literatura...
    Quanto às colocações do Sr. Marcelo, saiba que sou um profissional muitíssimo bem preparado, com sólida formação profissional, 2 Cursos de Graduação, 2 de Pós-Graduação e, se existe a opção de postar como "anônimo", apenas fiz valer o meu direito, como é seu direito discordar de mim, gostar de amarelo ou azul, votar no Serra ou na Marina.
    Tenho domínio de conhecimentos,sendo um dos profissionais que maior nota obtém nas avaliações do desempenho no estado de SP.
    Não pretendia jamais criar toda essa celeuma em torno daquilo que depende da vontade do povo; quis deixar um comentário dirigido ao Carlos e tão somente isso.
    Quanto aos possíveis inconvenientes que meu comentário possa ter causado, novamente dirijo a palavra ao Carlos e digo "sinto muito". Detesto brigas e afins, ainda mais nesse meio virtual.
    Retiro-me então desse espaço, deixando que vocês prossigam com suas idéias.É salutar uma discussão como a de vocês,recebo, de peito aberto, as balas de borracha...
    Boa noite,
    PAZ à todos.

    ResponderExcluir
  11. Sabe o que penso? Ele é apenas o resultado do descaso com que os governantes tratam a educação ! Sabe qual é o salário de um professor, tanto na rede estadual quanto da municipal? Um pouco mais que o salário mínimo ! Como eles conseguem sobreviver e se qualificarem? Eles apenas sobrevivem ! Eu li o protesto de um professor baiano, sabe qual é o salário dele ! Seiscentos e quinze reais. É professor de física! Quem tem qualificação nessa área, ganha o triplo ou mais fora das escolas.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo, nenhum rancor! Este espaço é livre para todo mundo! Apenas liberei seu comentario hoje porque o sistema considerou "spam" talvez pelo anonimato. Não há rancor nenhum, só não suporto o patrulhamento ideológico e a mania de apontar como tucano todos aqueles que criticam o infalível Lula e os seus protegidos. Tenho o maior respeito por todos os professores, exceto aqueles que queimam livros!
    É tão difícil falar com anônimo, mas eu também odeio brigas, mas discussão política eu adoro, acho que democracia é isso!
    Sinta-se a vontade para visitar e comentar sempre por aqui, talvez um pouco menos agressivo, mas toda presença é bem vinda.
    Até agora, o que eu disse sobre a candidata não foi contrariado... E vamos nós...

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita