sexta-feira, 6 de novembro de 2009

MURO E RUMO


Dia 9 de novembro é uma data histórica. 20 anos da queda do Muro de Berlim!

O Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha e a Europa em duas durante a Guerra Fria, foi derrubado pelos alemães na noite do dia 9 de novembro de 1989. O “muro da vergonha” foi construído pelo governo da República Democrática da Alemanha, ligada a União Soviética, para impedir que os alemães orientais fugissem para o lado capitalista. A queda do muro representou o desmantelo da União Soviética (URSS) e o fim daquilo que se costumava chamar de “socialismo real”.
O muro era o símbolo da repressão, da ausência de liberdade, da perseguição política aos adversários e da separação de milhares de famílias.
Hoje, dia 6 de novembro o presidente Lula participará do 12º Congresso do PCdoB cujo tema é “Nação forte, Rumo Socialista”. Fico a me perguntar, que rumo?
O rumo de Cuba que após a extinção da URSS sobrevive à duras penas, importa quase tudo o que consome, enfrenta crise de abastecimento de itens básicos. Ainda tem a desculpa do bloqueio feito pelos EUA, que sou contrário.
Já a Venezuela, enfraquecida também pela baixa do preço do barril do petróleo, tem enfrentado os mesmos problemas, inclusive os riscos de apagão, queda acentuada na produção industrial, fuga de empresas e investimentos estrangeiros. Rumo? Muro!
Há ainda a Coréia do Norte, o país mais fechado do planeta e a China, que é um país socialista na política e capitalista na economia. Todas, ditaduras controladas pelo único partido legalizado no país, o comunista. É provável que todos os países citados acima enviem delegados para o encontro do PCdoB brazuca.
Infelizmente, se o socialismo entra por uma porta a liberdade sai fugida pela janela ou é encarcerada em prisões stalinistas na Sibéria, fuzilada no paredão (muro) chinês, impedida de sair do país ou perseguida como imprensa...
Por estas bandas, Lula já ensaiou algumas vezes enveredar por este rumo, primeiro com a esdrúxula idéia de criar um conselho para fiscalizar as atividades dos jornalistas. Como não deu certo, toda vez que sobe em um palanque faz questão de colocar a imprensa como inimiga do povo, dos interesses do Brasil. Em um evento, Lula insuflou a população a vaiar repórteres que cobriam o evento. Rumo? Muro!
Tem também o chamado Patrulhamento Ideológico. Críticas ao governo Lula? Deveriam ser proibidas, neste rumo. Como não são, para infelicidade de alguns, o meio encontrado não é debatê-las e contraditá-las, e sim desqualificar a opinião daqueles que criticam. Depois do texto acima, devem achar que sou um espião da CIA.
O que resta do muro de Berlim virou atração turística. O que resta do socialismo está em exposição na Praça Vermelha em Moscou e também é atração turística, é o mausoléu de Lênin.
Para quem continua derrubando muros, corra que a patrulha vem aí...
Comente.Reflita.Discorde.Concorde

3 comentários:

  1. Querer execrar o modelo democrático e capitalista do ocidente no momento é no mínimo utópico demais,eu particularmente já passei dessa fase,to cada vez mais aceitando a minha realidade nua de pertencer a uma sociedade que paga por todos os erros que cometeu.Agradeço todos os dias por estar viva e poder continuar a cada dia,pagando o carnê da minha "compra",e ainda assim, sorrindo e dando viva ao meu "patrão".Geni casou com general e ninguém mais joga bosta nela!O "rumo" é simplesmente um prêmio de consolação pra quem sobrevive e o resto é passado morto e enterrado.
    Mexe com a minha língua,não doutor.

    (Parabéns pelo texto e desculpa o desabafo)

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, Carlos Fernando. Comunismo, socialismo...coisas do passado. Não deu certo antes, agora muito menos. Quando vejo êsses pretensos líderes socialistas em nossos dias atuais, especialmente aqui na América Latrina, compreendo que "êsse papo, nunca mais", ainda bem, pelo bem de todos. Ineficientes, incompetentes e ditadores, com sede de poder, é o que todos eles são, sem tirar nem pôr. O que pode e deve acontecer, é termos bastante investimento no país, muito incentivo aos que investem e geram emprêgos e podermos trabalhar, cada um conquistando o seu futuro, com a fôrça de seu trabalho e sua inteligência. Ganha mais quem produz mais. Êsse negócio de sustentar malandro de botequim que aplaude político em época de eleição, porque sabe que o dele vem sob forma de bolsa-qualquer coisa, não é justo com quem corre atrás. Abração, Helena

    ResponderExcluir
  3. Só tenho uma coisa a dizer:


    S E N S A C I O N A L !

    Parabéns pelo texto, amei mesmo!

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita