terça-feira, 23 de março de 2010

Ode à burocracia! (e aos picaretas e malandros, etc)

Dia perdido. 
O Fato: Conseguir a 2ª via do licenciamento do veículo (CRLV) que está no nome de meu pai, que mora em Pernambuco no DETRAN/BA.
Cheguei à sede do DETRAN por volta de 9h30 a fim de conseguir finalmente o documento do carro. Tive que aguardar na fila por cerca de 10 minutos, muito pouco para a normalidade de Salvador.
Apresentei a procuração com firma reconhecida assinada por meu pai pensando que estaria apto a ser atendido. Ledo engano! Como a firma foi reconhecida em Pernambuco era necessário neste caso o sinal público e que bastaria ir ao cartório "em frente" ao órgão para conseguir. Sem pestanejar, fui na mesma hora.
Ao chegar, minha senha foi a de nº 168. Ao olhar o painel vi que estavam chamando o nº 110. Esperei até ser atendido por volta de 11h e para minha surpresa, naquele cartório NÃO reconhecia o sinal público então fui encaminhado a outro cartório ali mesmo no Iguatemi.
Saí em disparada até chegar na frente do outro cartório e me deparar com uma fila imensa para pegar senha. Era por volta de 11h40 e já era grande o movimento. Recebi minha senha, nº 54, e para o meu desespero aquele cartório também não reconhecia o sinal da cidade de PE. Detalhe: aqui em Salvador os cartórios funcionam apenas no período da tarde.
Sem opção, liguei para meu pai e pedi para ele descobrir em qual cartório desta cidade era possível realizar este procedimento. Minutos depois chegou a informação que no cartório do Comércio é possível. Ao ligar para o bendito órgão mais uma desagradável surpresa: o sistema do lugar estava fora do ar e sem previsão de voltar a normalidade.
Ao conversar com minha mãe, ela me deu a idéia de tentar reconhecer a firma - já reconhecida - no cartório aqui de Salvador. Cheguei no cartório da Boca do Rio, as senhas já tinham acabado, implorei para uma funcionária e ela me atendeu, assim como outras duas pessoas. Consegui! A procuração estava com a firma duplamente reconhecida, pelo cartório de PE e pelo cartório da BA. Agradeci e "voei" até o DETRAN para conseguir ser atendido até as 16h.
Cheguei a tempo e para o meu espanto de nada adiantou a correria, o sufoco e a espera. Ao chegar no balcão de atendimento fui informado que o reconhecimento da firma, feita pelo cartório de Salvador, não servia. O motivo: A firma foi reconhecida por semelhança, deveria ter sido por autenticidade. Autencidade? O DETRAN só aceita a procuração (particular) se a mesma for feita na presença do tabelião. A última solução foi perguntar se a procuração pública substituiria tudo isso e a resposta foi desoladora: vai precisar do sinal público, de qualquer jeito.
Estou em um beco sem saída. Meu pai me enviará uma nova procuração, desta vez pública, mas nada poderei fazer porque o sistema do cartório do Comércio está "fora do ar" e sem previsão para retorno dos serviços.
Para que serve o reconhecimento de firma "por semelhança"? Se não serve para nada, deveria ser extinto!
Nestes tempos de mensalão, campanha eleitoral antecipada e otras cositas mas a nossa palavra não vale nada, nossa escrita idem, procuração de pai p/ filho com firma reconhecida idem...O último que sair, apague a luz!
Não consigo entender como os estelionatários, picaretas e malandros conseguem com tanta facilidade agir livremente por aí, enquanto nós cidadãos que cumprimos a lei enfrentamos tantas dificuldades. 
Comente. Concorde. Discorde.
P.S: Site do DETRAN com informações sobre a segunda via do CRLV aqui. Não consigo achar a informação que o reconhecimento de firma deve ser "por autenticidade" ou não deve ser "por semelhança".
Atualização em 26 de março de 2010: Consegui o documento! Entrei em contato com a Ouvidoria através da internet e fui prontamente atendido, a resposta veio no dia seguinte. A solução apresentada foi apresentar as duas procurações (novamente) já que uma complementava a outra. Não foi desta forma que eu resolvi o problema, consegui contato com a direção de veículos do DETRAN que ao ouvir meu caso, apresentou um documento o qual eu me responsabilizava pelo recebimento do CRLV. Depois de assinado, recebi na mesma hora o que há dias vinha tentando sem sucesso.

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk os quadrinhos estão ótimos.Amigo,posso lhe dizer pq os estelionatários,conseguem com muito mais rapidez,tudo que querem.Simples.Qual funcionário público,ou não consegue dispensar um belo maço de verdinhas???
    Bjos!Pra vc e todas as exceções!

    ResponderExcluir
  2. Também adoei a ilustração em quadrinhos!!
    Parece que êsses governantes fingem não entender o que se passa com os cidadãos que precisam dos serviços de um funcionário público, que recebe prá nos servir!!! Fez bem desenhar prá êles, embora os filhos da mãe deverão continuar não enxergando...faz parte. E as verdinhas da Lilian continuarão sendo sempre a forma mais rápida de atendimento ou então...esganar uma criatura dessas, né?KKK...
    Abração, Carlos e Lilian, Helena.

    ResponderExcluir
  3. Também gostei dos quadrinhos, mas o mérito é do site Cartunista - www.cartunista.com.br.
    E vocês tem razão, as verdinhas fazem a difernça entre o atendimento e o não-atendimento. Se depender de mim, esse pessoal nunca vai ver "a cor da chita". kkkkk

    ResponderExcluir
  4. estou vivendco esta mesma situação em são bernardo do campo - SP. (29/11/2011).. REVOLTANTE
    O poupatempo (detran do poupatempo) me disse não fazer.
    o ciretran da cidade disse para eu fazer B.O primeiro)
    e o distrito policial me informou que eu só consigo fazer 2° via no ciretran da cidade .... O.o ??!!!

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita