quarta-feira, 3 de março de 2010

Problema-monstro

"Problema-moooonstro!!". Esta frase de efeito é repetida pela personagem Amparo na nova comédia estrelada pela fantástica Cia. Baiana de Patifaria, Siricotico: Uma comédia do Balacobaco, cada vez que a cúpula da trupe de teatro "Os tartufos" precisa arranjar uma solução rápida para um problema que no nome já diz tudo. Pois bem, este ano certas figuras políticas precisam enfrentar seus pesadelos antes que seja tarde demais ou que mais monstros resolvam sair do armário...

No final do ano passado Lula foi aclamado pelos jornais europeus, principalmente pelo espanhol El Pais e pelo francês Le Monde, como o estadista do milênio. Pois mal começa o ano e estes mesmos jornais criticaram acidamente a postura de apoio à ditadura castrista em Cuba, que vigora há 51(?!) anos e o silêncio incômodo do presidente na visita no dia da morte "natural" do dissidente cubano. Não bastasse toda esse barulho, às vésperas  da visita oficial dele ao Irã o principal opositor ao regime ditadtorial foi preso. Durma com um barulho desse!

O PSDB precisa botar logo a campanha na rua ou corre o risco de ser atropelo pelas circunstâncias, a cada dia mais desfavoráveis ao partido. O Serra primeiro precisa assumir logo a candidatura (será que vai mesmo?) porque a candidata governista há dois anos reina absoluta no cenário nacional e tem um cabo eleitoral para ninguém botar defeito. A oposição ainda tem que contornar as consequências do escândalo no Democratas que é o principal parceiro na jogada. Vale salientar que  o DEM - ao contrário do PT que perdoou os mensaleiros e aloprados e ainda os elegeu dirigentes do partido este ano - está chamuscado com o escândalo em Brasília. E ainda tem a questão do vice, de Aécio...

E o que falar de Arruda? Único governador preso no exercício do mandato, abandonado pelo partido e pelos antigos aliados agora negocia a renúncia do cargo como forma de amenizar seu martírio. Mandou espalhar a notícia que tem uma carta guardada a sete chaves pronta para ser jogada ao vento caso o seu final não seja feliz! Macacos me mordam, como dizia Popeye!

Nas Alagoas, a militância petista aguerrida vai ter muito o que explicar na campanha que vem por aí. Foi confirmado pelo presidente estadual do partido e sem esconder o orgulho: "O Senador Fernando Collor (PTB-AL) estará, sim, no palanque da candidata Dilma Rousseff à presidência da República. Seria um incoerência tê-lo como parceiro no plano nacional e alijá-lo no plano local". Cada um com seus problemas...

E o ex-todo-poderoso José Dirceu? (Ex?) Surgiram graves denúncias do envolvimento do  alto dirigente petista em uma negociação com a Eletronet e a acusação que ele teria recebido R$ 620 mil reais por ter realizado um bem sucedido negócio junto ao governo federal, o que foi negado enfaticamente por ele no início. Porém, com o desenrolar da história ele foi obrigado a reconhecer que recebeu suaves prestações de R$ 20 mil reais pela consultoria oferecida. Na minha terra tem outro nome, lobby!

O presidente Lula às vezes tem um lampejo de lucidez e age como estadista e presidente de um país. Ontem, ele disse a empresários que os brasileiros - eleitores e políticos - devem evitar o terrorismo eleitoral: "Não acreditem e não aceitem aquela ideia imbecil que se falava neste Brasil: Se ganhar fulano, vai estragar tudo, se ganhar sicrano, vai estragar tudo...essa hipótese não existe mais". E para completar disse que a tendência natural é que o sucessor faça mais e melhor. E agora Dilma? E agora PT?
Comente. Concorde. Discorde.

2 comentários:

  1. Ai que curiosidade pra ver a carta da manga do Arruda!!! Dr,a coisa ta ficando preta!A briga vai ser feia e o que não vai faltar é assunto para os blogueiros kkkkkk e twitteiros políticos deste Brasil ziu ziu ziu!!!
    Abraço e obrigada pelas informações!!

    ResponderExcluir
  2. Lilian, não se entusiasme, pensando que alí verá coisas do tipo...Agripino pegou grana, ou coisas assim. A raiva de Agripino e a cúpula do DEM foi muito grande, quando descobriram a tal fita e pensaram em mandá-lo embora do partido, assim que tudo aconteceu, ao contrário dos outros, que além de mantê-los no partido, os defendeu com unhas e dentes, prá que os seus não os entregasse.

    Quanto ao petralha mor, Carlos, desde que resolveu que tem que ocupar a vaga no Conselho de Seg da ONU, tá dando uma de trator, passando por cima de tudo e de todos, até mesmo defendendo abertamente suas alianças espúrias, com ditadores e tiranos. Fico imaginando, depois de tantas demonstrações de que não é confiável, pelos países de bem, quando ele terminar este mandato e se Deus quiser, Dilma perdendo, como será prazeiroso vê-los todos saindo do planalto com um bico no fiofó, e eles saindo de quatro, catando cavaco, tão desorientados que ficarão. Não admitem mais não serem govêrno. Gostaram de se lambusar.

    O Midas José Dirceu? Este tá com a "burra" cheia de dindin e que nenhum petista mexa com ele, especialmente o petralhão amigo de ditadores, porque se você se lembra, O Midas foi o mentor daquele mensalão(Bob Jeff não me deixa mentir), que favoreceu a campanha da maioria desses crápulas governistas, principakmente do que teve sua campanha realizada por Duda Mendonça.
    Ficamos nos repetindo, Carlos, prá que jamais esqueçamos essas figuras, nem daqui a cem anos.
    No mais, seu artigo tá ótimo e muito bem escrito, abração, Helena.

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita