domingo, 14 de março de 2010

Big Election Brasil ou...

...O que o Big Brother Brasil (BBB10) tem a ver com as eleições de 2010?
O BBB10 é o mais famoso reality show brasileiro, principalmente por transformar ilustres desconhecidos (?!) em celebridades instantâneas cujas famas duram menos que os 15 minutos profetizados por Andy Warhol.
Penso ser o BBB um programa que permite analisar mais profundamente as atitudes humanas já que os participantes estão confinados em uma casa onde todos os sentimentos, ações e reações são multiplicados por mil se comparados com o mundo real daqui de fora.
O que me espanta é mesmo a popularidade do lutador Marcelo Dourado. Incrível a simpatia que ele conquistou aqui fora, é como se o jeito preconceituoso, homofóbico, arrogante, pedante (e etc, etc) não tivesse nenhuma importância, exceto o fato dele ser um jogador astuto, inteligente e carismático (tenho minhas dúvidas sobre esse último).
Parece que o público definiu que carisma e inteligência é o que basta para ganhar, não importando qualquer limite ético, de respeito em relação aos outros...é como se aquela máxima de vale tudo no jogo e no amor. Será mesmo?
Chegando a conclusão acima, imediatamente lembro de outro jogador inteligente e carismático, o presidente Lula, que joga tudo para eleger sua ministra presidenta do Brasil. Ele tem seu direito. Mas, faz campanha ilegal para a ministra desde 2008, utiliza-se frontalmente da máquina pública pelo país fazendo todo tipo de inauguração e levando consigo sua candidata e para todo mundo está tudo bem, e não está!
Assim como Dourado - que até o poder supremo ganhou dos telespectadores - Lula acredita que sua popularidade e sua eleição deram a ele o poder supremo de violar as leis ao fazer campanha antecipada, intrometer-se na eleição presidencial de Honduras, declarar que as eleições do Irã foram limpas e que Cuba é uma democracia.
Já o lutador do BBB10 acha-se no direito de apontar falhas ou defeitos alheios, desde que não apontem os seus (claro!), de utilizar-se da máxima "faça o que eu diga não faça o que eu faço" e tratar os outros confinados apenas como "aliados ou inimigos" e não suporta a idéia de que confinados há quase 60 dias começem a nutrir sentimentos de amizade uns com os outros.
Outra semelhança entre os dois exímios jogadores está no fato do comportamento deles para o mundo exterior. Enquanto o jogador do reality muda seu comportamento durante as apresentações ao vivo, o presidente Lula é considerado um líder democrático em ascensão no mundo enquanto aqui no Brasil faz questão de promover o terrorismo eleitoral contra os adversários e atacar a todo momento a imprensa livre deste país.
Saberemos em breve quem será o vencedor do BBB10, eu infelizmente aposto que o vencedor será o lutador Marcelo Dourado. Quem vai vencer as eleições presidenciais no Brasil? Esta última pergunta não sei responder deixa para os cientistas políticos, jornalistas...
O resultado do BBB10 pode dizer muito mais do que a gente imagina sobre o resultado das eleições presidenciais deste ano...é esperar para ver!
Comente. Concorde. Discorde.

4 comentários:

  1. Olá Marcos, há muito posto comentários, para que você visite o meu blog, não recebendo retorno.O faço, pela última vez pela estima, que tenho por você: www.blogdurara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Carlos Fernando,
    Acho que ao escolher Dilma para substituí-lo,Lula nada mais fez do que simplificar o caminho para o seu 3º mandato.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carlos!
    Olhe, houve um tempo em que eu acreditava realmente no que disse Lilian...mas hoje, depois de tantas trapalhadas do PT e sua ficha corrida com kms de delitos, não sei se escolher a Dilma, uma analfabeta em eleições, foi a coisa certa; não se esqueça de que o candidato opositor, é um cara sério que sempre convenceu nos palanques com seus argumentos e seu opositor não será mais o Lula...ou será que ele ficaria nos debates, respondendo no lugar dela? Acho, Lilian, que êle, de repente, está acabando com a possibilidade de voltar em 2014, porque Serra é bom e fará um bom govêrno, sim.

    Quanto a dourado, Carlos, tá na cara que está tudo combinadíssimo com a Globo. Não vejo como alguém como Dourado, que pouco abre a boca naquela casa de incentivo á vagabundagem, fogindo de todo o mundo, homofóbico e mal humorado, pode bater e voltar sempre dos paredões. Só mesmo com muita proteção. Injusto e desonesto com quem está lá pela primeira vez. Vou torcer prás duas bibinhas e você?KKKK...fala sério, "elas" são as mais sinceras criaturas dali, não é??

    Parabéns pelo post, tá ótimo! Abração, Helena.

    ResponderExcluir
  4. Helena,
    Não acho que seja combinação da Globo, mas sintoma de algo bem maior que pode ter a ver com a popularidade alta do nosso presidente...
    Com relação ao BBB, não gosto das duas "bibas", acho elas tão falsas tal qual uma nota de 3 reais...kkkkk

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita