quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Escolha? Escolha?! Escolha!

Ter escolhas siginifica ter liberdade para decidir, o que é ao mesmo tempo direito por um lado e responsabilidade por outro.
O presidente deposto de Honduras Manuel Zelaya de Lula escolheu a embaixada do Brasil para se refugiar depois que voltou clandestinamente ao país. Não sei se refugiar é o termo certo, tampouco podemos chamar de asilo. A situação legal dele perante o direito internacional é uma incógnita, assim como das 70 pessoas que o acompanham. Lulla disse que Zelaya chegou de surpresa na embaixada sem o conhecimento dele. Cabe a cada um escolher se acredita nesta versão mirabolante.
Foi escolhido pelo presidente Lulla o substituto para a vaga do falecido ministro Carlos Alberto Direito no STF o Advogado Geral da União, José Antônio Toffoly. Escolha que tem sido considerada polêmica porque não atenderia a dois requisitos: conduta ilibada, já que foi condenado a devolver 700 mil reais aos cofres públicos em dois processos (um deles surpreendemente suspenso após a indicação) e notável saber jurídico (já que não possui doutorado, mestrado, ou livro publicado e apenas ocupou cargos de confiança).
O que preocupa, no entanto, é a estreita ligação com o PT já que o mesmo trabalhou como advogado do PT desde 1998, depois ocupou cargos dentro de governos petistas, inclusive assessorando diretamente o ex-ministro José Dirceu, conhecido como chefe do mensalão. Desconfia-se também da pressa na aprovação do nome do indicado petista, pois parece que o presidente Lulla tem o intuito de mudar o placar desavorável da votação sobre a concessão de refugiado do terrorista italiano Cesare Battisti.
Falando em escolhas, os partidos tem escolhido celebridades e esportistas para atrair votos nas próximas eleições.
Entre os esportistas o jogador Edmundo "Animal" filiou-se ao PP fluminense, a expectativa é que se candidate a deputado estadual; o presidente do Corinthians Andrés Sanches filiou-se ao PT, partido do presidente Lulla; o "baixinho" Romário ao PSB, a princípio, sem definicão do cargo que vá disputar; Já o Popó, declarou que será candidato a dep. federal pelo PRB, e haja nocaute!
No mundo das celebridades, a cantora baiana Carla Visi filiou-se ao PV e o cantor Sérgio Reis ao PR. Eles vão juntar-se a Túlio Maravilha (PMDB), Gilberto Gil (PV), Frank Aguiar (PTB), Netinho de Paula (PCdoB) e Léo Kret (PR). Especula-se que o escritor Paulo Coelho venha a se tornar mais um filiado ao Partido Verde em breve.
E depois ficamos a reclamar que não temos escolha(?!)... Sempre temos escolha! Precisamos apenas de critérios objetivos para escolher nossos representantes. Se estes decepcionaram, escolha outro. Só não se abstenha de escolher, porque neste caso, outros escolherão por você!

5 comentários:

  1. Complicado meu nobre amigo!Complicado!Quem for branco q se entenda!Tô fora!!Qualquer coisa eu bato lá pro Xingú,vou catar piolho nos índios,isto é,se sobrou algum!
    Carlos Fernando,o pior vem aí...
    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Carlos Fernando! Hoje, já escutei tantos absurdos sobre este imbroglio todo de Honduras e francamente, só um petralha mesmo prá nos envolver nisto tudo. Lembra-se de quando os hermanos Evo,Chaves e Corrêa se meteram a ditadores e começaram a fechar rádios,jornais e TV's em seus países? Pois é,naquela época Lula e a alta cúpula petista disseram que não devíamos nos meter nos assuntos domésticos dos outros, lembra-se? Pois é, mas como o golpista(de verdade) é seu amigo Zelaya, aqueles conselhos não valem mais e pior, expõe todos os brasileiros residentes em Honduras e já estão sendo bastante hostilizados. Lí sôbre eles no ex-blog de Cesar Maia.Pois é, Carlos,a coisa pode esquentar muito mais,já que a teimosia é muito grande do lado desses ditadores e Miqueletti(pres em exercício) também tem pulso firme e não parece arregar fácil. Abração e obrigada pelas suas palavras no blog da Lilian. Helena

    ResponderExcluir
  3. Carlos Fernando, dê uma lida no artigo de Graça Salgueiro "Brasil: Opção Preferencial pela Ilegalidade 2", em Mídia Sem Máscara, de 24/09/2009, sobre esse golpe de Zelaya, Chaves e Lula(também) em Honduras. Vale a pena ler. Abçs, Helena

    ResponderExcluir
  4. Eu de volta,Carlos. Falando sobre Battisti, fiquei realmente preocupada com algo que ouvi de Gilmar Mendes em uma entrevista.Você sabia que Lula indicou 8 ministros do Supremo? Ou seja, dos 11,Lula deve ter ascendência sôbre 8(oito). Como acreditar que haverá sempre justiça nos julgamentos do STF? O próprio Gilmar disse que nunca aconteceu isto antes. Muito estranho que tudo tivesse concorrido prá que isto ocorresse, você não acha? Abçs,Helena

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita