domingo, 30 de setembro de 2007

CONTRA CULTURA

Falar em música é falar em cultura. Não posso deixar passar em branco a situação da cultura em Salvador.
Infelizmente a situação da cultura não está nada boa. São muitas as reclamações.
* O projeto SUA NOTA É UM SHOW, mesmo depois de 9 meses de governo, ainda não foi retomado.
* O fechamento do TEATRO XVIII também no Pelourinho. As atrizes Aninha Franco e Rita Assemany estão em confronto aberto com a Secretaria de Cultura.
* O Balé do TCA está reclamando da falta de atenção da Secretaria.
* A Fundação Casa de Jorge Amado não está recebendo recursos para a preservação do grande acervo que possui.
* O Pelourinho parece abandonado. Os lojistas reclamam da ausência de turistas e os turistas reclamam da falta de atrações. Uma atração famosa(ainda é?) é a Terça da Benção que ocorre na Praça Teresa Batista(nome da personagem de Jorge Amado). É sobre os ensaios famosos do Olodum na Terça da Benção que vale a pena relembrar uma música que fez sucesso na década de 90 na voz de Márcia Freire, ex-vocalista da Banda Cheiro de Amor.

Bênção(Carlos Pita)

Ele passou
Na cabeça uma touca com as cores da Jamaica
E me chamou
Pra passar lá na bênção e tomar meu axé
Se a magia da cidade é a fé
O terreiro tem o nome de Jesus
Eu vou que vou!
Terça-feira é ensaio do Olodum
Dançar reggae, samba-reggae, eu sou mais um
Capoeira foi quem me ensinou, leleô
Leleleô
Toda cor é a mesma diante da luz
Nem sempre o ouro da terra reluz
A cidade também tem seus dias de se abençoar
Com cravos e danças quem sabe você se ilumina
Pra salvar Salvador é preciso cantar
Antes que o Pelô seja só ruínas
Eu vou que vou!

PAISAGEM DA JANELA


Essa é a foto do show de Zé Ramalho na Concha Acústica em Salvador, ontem, dia 29.09.07, no projeto MPB PETROBRÁS.

Um projeto que o Governo da Bahia deveria retomar, ouvi dizer que vai, é o SUA NOTA É UM SHOW, também na Concha Acústica. Vi grandes shows através desse projeto que alia boa música e conscientização.

Zé Ramalho cantando Admirável Gado Novo pode ser visto no vídeo ao lado, gravado pelo Blog.

sábado, 29 de setembro de 2007

TODO RENAN TEM SUA BEBEL

A novela Paraíso Tropical terminou, todo mundo ficou sabendo finalmente que "Quem matou Taís?" foi o vilão nº 1 Olavo. A morte da gêmea má foi parte de um plano de assassinatos para garantir a herança do milionário Antenor.


A cena mais interessante e cômica foi o depoimento de Bebel na fictícia CPI do Biocombustível. Bebel ficou famosa porque pousou para Playboy e era amante de um senador que mantinha acordos secretos com um usineiro das Alagoas.


Tomara que a população que parou para assistir o final da novela tenha entendido o recado!

PRIORIDADES

Enquanto os senadores do PMDB estão preocupados em receber agrados e carinhos do Governo Federal, apenas 2 de 50 projetos de segurança se transformaram em lei.

De 50 apenas 2!

E Renan Vacalheiros continua presidente do Senado e do Congresso!

LONGO PRAZO CURTO

A Secretaria de Longo Prazo, do Mangabeira Unger - que considerou o governo Lula mais corrupto da história - foi o ministério que menos tempo durou, pouco mais de 100 dias. Brasil é o país da piada pronta!
A secretaria com status de ministério foi criada por uma Medida Provisória (MP) que não foi aprovada no Senado apenas porque o PMDB não gostou da nomeação de petistas na Petrobrás e queria cargos na estatal também.
Os senadores do PMDB, através de Renan Vacalheiros, disseram que queriam um agrado e serem tratados com carinho. Agrado quer dizer cargos e carinho verbas. Não poderia existir aliança mais programática!
No Brasil, secretatia de longo prazo tem prazo curto!
No Brasil, ministro não tem ministério!
No Brasil, partido aliado vota contra o governo porque quer carinho!

ARQUIVO VIVO


(Seção do blog para lembrar datas que entraram para a história)



29 DE SETEMBRO DE 1992
15 anos da abertura do processo de impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor de Mello.

O primeiro presidente eleito no Brasil após anos de ditadura foi obrigado a renunciar assumindo em seu lugar o então Vice-presidente Itamar Franco e teve os direitos políticos cassados por 8 anos.
O partido que liderou e articulou o impeachment foi o PT tendo a frente o seu líder máximo, o atual Presidente Lula.

Atualmente é senador pelo estado de Alagoas, eleito pelo PRTB e filiado hoje ao PTB. Faz parte da base do governo Lula.

Tente entender a história!

PAISAGEM DA JANELA

Sertão que um dia foi mar...
Nome do espaço que esse fotógrafo amador vai publicar suas fotografias. Essa imagem me lembra uma música na voz de Marisa Monte.
Segue O Seco
A boiada seca

Na exurrada seca

A trovoada seca

Na enxada seca

Segue o seco sem sacar que o caminho é seco

sem sacar que o espinho é seco

sem sacar que seco é o Ser Sol

Sem sacar que algum espinho seco secará

E a água que sacar será um tiro seco

E secará o seu destino seca

Ô chuva vem me dizer

Se posso ir lá em cima prá derramar você

Ó chuva preste atenção

Se o povo lá de cima vive na solidão

Se acabar não acostumando

Se acabar parado calado

Se acabar baixinho chorando

Se acabar meio abandonado

Pode ser lágrimas de São Pedro

Ou talvez um grande amor chorando

Pode ser o desabotoado céu

Pode ser côco derramando

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

CINE IV


(A sala de cinema)





Vou começar falando de um filme que as pessoas mais ortodoxas não vão gostar por tratar de um tema muito polêmico, a religião.

O filme em questão chama-se DOGMA. Ele trata de temas caros à Cristandade com muita irreverência e criatividade. Os diálogos são inteligentes e o elenco conta com o ator mais rentável de Hollywood, Matt Damon.
Particpam do filme Salma Hayek, Ben Afleck, Chris Rock, Linda Fiorentino e Jason Lee. E conta com a participação especial da cantora canadense Alanis Morissette.

Enfim, a história do filme é a eterna luta do bem contra o mal, só que dessa vez sendo travada em New Jersey, EUA. Vale a pena assistir!

SEM FRONTEIRAS

(Comentários sobre o que acontece mundo afora)



Myanmar, Mianmar ou Mianmá (a antiga Birmânia ou Burma) é um país asiático que ganhou as páginas dos jornais devido aos intensos protestos ocorridos contra a ditadura instalada lá há mais de 20 anos.

Pelo mundo se vê condenações aqui, sanções acolá e nada mais.Os EUA não poderiam formar uma coalizão, como aquela que derrubou o ditador Saddam Hussein, e levar a democracia a esse pequeno país?

Esse país pobre da Ásia sofre grande influência da China - país governada por uma ditadura - e talvez por esse motivo os EUA não queira entrar em conflito com sua grande parceira comercial que é dona de um mercado consumidor em franca expansão.

Myanmar talvez não mereça a devida atenção dos EUA, Inglaterra, Itália, Japão e Austrália(países integrantes da coalização) porque não tenha no subsolo o ouro negro - petróleo. Ou porque, assim como o Iraque não tinha, o país não tenha armas de destruição em massa.

TROFÉU ABOBRINHA


Essa é mais uma seção do blog. O título fala por si.


"A absolvição de Renan foi uma vitória da democracia".


Frase proferida pelo Senador Almeida Lima do PMDB/SE. Depois de lutar tanto para salvar seu chefe - Senador Renan Calheiros - ele acaba de ganhar a maioria do diretório do partido em Aracaju, com isso vai conseguir ser candidato a prefeito da capital em 2008.
O Troféu Abrobrinha vai para o Senador Almeida Lima.

DE VOLTA PARA O FUTURO...

(Para garantir nosso futuro, lembre do passado e mude o presente)

Seção inspirada nos filmes "De volta para o futuro", clássicos!

Refrescar a memória é sempre bom. Falando no PR vale a pena lembrar um episódio recente em que o PR estava envolvido juntamente os partidos PP(Partido Progressista) e PTB(Partido Trabalhista Brasileiro).

  • MENSALÃO

Mensalão foi o nome dado pela imprensa para a compra de apoio político sistemático pelo governo para garantir a aprovação de projetos do seu interesse. O Supremo Tribunal Federal(STF) já reconheceu a sua existência e está processando 40 envolvidos no esquema.

Outro esquema que está para ser detonado é o valerioduto tucano de Minas Gerais. O PSDB que se prepare!

Baianos, se liguem! E se quiserem importar pra cá?

O assunto: Política na República


Aprendi a chamar a Constituição Federal de 1988 de Constituição Republicana com o magnífico Advogado e Professor Luiz Viana Queiroz.


Falando em republicana, república... vou falar do Partido da República(PR), partido mais falado nessa semana que antecede o prazo final para o famigerado troca-troca de partido antes das eleições municipais de 2008.


O PR está no centro das atenções na Bahia e no Brasil.


O atual PR, não custa lembrar, nasceu da fusão do PL(Partido Liberal) com o PRONA(partido de Enéas). Ele sempre esteve atrelado ao PSDB no âmbito nacional e na Bahia sempre foi um partido aliado do DEMOCRATAS(ex-PFL).


As regras do jogo começaram a mudar quando o PL tornou-se a porta de entrada do PT junto aos empresários ao escolher como vice-presidente o empresário mineiro José Alencar. Desde então é aliado de primeira hora. Essa aliança foi um dos primeiros motivos do afastamento não-voluntário imposto ao partido àqueles que eram contra, como a ex-senadora Heloísa Helena, hoje no PSOL.


Na Bahia, o PR sempre foi partido integrante do carlismo, possuindo em seus quadros vários ex-integrantes do PFL. A principal novidade na política baiana foi a filiação do ex-governador e atual senador César Borges, já na condição de presidente da legenda.


Ele foi nomeado presidente da legenda antes mesmo de se filiar. "PENSE NUM ABSURDO, NA BAHIA TEM PRECEDENTE". Essa frase dita pelo ex-governador Mangabeira continua muito atual, como se percebe.


Além de ganhar mais um senador, e reforçar a base governista no senado - muito frágil - o partido na Bahia tornou-se aliado do governador Wagner(PT). Não se sabe em que condições, mas já se comenta que haverá mudança no secretariado no ano que vem talvez para acomodar novos aliados.

Eu me pergunto: Negociações republicanas?

O BLOG E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A liberdade de expressão é uma conquista garantida pela Carta Magna que a cada dia ganha mais força com a popularização da internet. E é assim que deve ser.
Posso expressar minhas opiniões sem medo de qualquer tipo de represália(sequestro, prisão, morte). Ainda bem que não vivo na China, Coréia do Norte, Cuba, Venezuela, Mianmar...
Posso expressar minha opinião sem medo de ter a conexão via internet bloqueada, sem medo de ter a cassação de rede de televisão, sem medo de ser considerado inimigo da pátria por qualquer palavra minha que seja crítica a qualquer instância governamental...

Sou advogado, me formei há pouco mais de 1 ano, sou fascinado por política e por notícias de um modo geral. Além de querer está informado a todo tempo - é impossível - quero também expressar minhas opiniões(certas ou erradas), minha visão sobre um assunto...

Esse blog, inspirado em outros, principalmente no Blog do Noblat - sou leitor assíduo, vai possuir algumas seções que serão criadas no seu devido tempo.

É isso aí...

O blog INCISO IV está no ar!