segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Janela para o futuro (a democracia)

Janela de onde discursava Benito Mussolini
No dia 03 de outubro de 2010 eu não estava no Brasil portanto não tive a oportunidade de exercer a minha cidadania plena, qual seja, votar para os principais cargos do país. Daqui de longe, entretanto, continuei a emitir minhas opiniões e até mesmo a declarar na véspera nas redes sociais quais candidatos teriam meu voto caso estivesse no país.
Precisamente no domingo, dia das eleições, amanheci meu último dia em Roma onde estava desde a sexta-feira explorando todo o centro histórico da capital do Império Romano, da Cidade do Vaticano, de uma das potências do chamado Eixo da II Guerra Mundial, país para onde os pracinhas brasileiros foram lutar contra o nazi-fascismo na década de 40.
É no nazi-fascismo que eu começo de fato este escrito. A janela acima neste prédio é de onde o ditador Benito Mussolini discursava, na Praça Veneza, onde também fica o Monumento a Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália, local de onde partiam as grandes manifestações de apoio ao regime fascista.
Lembrei desta janela quando na madrugada de segunda-feira por aqui o TSE informou a realização do 2º turno para as eleições presidenciais. Neste momento, estaria a se perguntar, qual a relação da janela de Mussolini com o 2º turno no Brasil? 
Monumento a Vittorio Emanuele II
No momento em que discursava para seus partidários da janela o ditador Mussolini imaginava que teria o poder eterno e o controle absoluto sobre toda a Itália e seus cidadãos. Enganou-se ao ser deposto e encarcerado pelo Grande Conselho do Fascismo logo após a invasão dos aliados. Depois de morto pela resistência italiana no Lago de Como seu corpo ficou expost0 à execração pública em Milão.
Não estou a comparar Mussolini com qualquer político brasileiro, entretanto, o presidente Lula em alguns momentos da campanha eleitoral comportou-se de forma fascista atacando a liberdade da imprensa que denunciava escândalos no ministério de sua candidata. Durante  um comício teve a desfaçatez de dizer que a opinião pública era o governo e o seu partido e a infeliz declaração pregando a extinção de um partido político opositor, o Democratas (DEM).
Passado o primeiro turno, patente ficou a existência no país de uma resistência democrática que luta contra este tipo de comportamento de políticos, seja ele quem for. O povo brasileiro abriu uma janela, principalmente os marineiros (apoiadores de Marina Silva) que conquistaram a expressiva votação da acreana, quase 20 milhões de votos!
Os brasileiros decidiram que a escolha de Lula precisa ser melhor avaliada, e que o nosso destino não pode ser decidido por um governante popular e uma população  que simplesmente ratifica como se uma procuração em branco fosse. O povo brasileiro abriu uma nova janela, uma nova oportunidade para o exercício da democracia. Este movimento, espero, venha a freiar novos arroubos fascistas por parte do presidente e seus aliados.
Importante ressaltar que minha opinião sobre a candidata governista Dilma (PT) continua a mesma. Desconheço a candidata que continua se escondendo atrás de Lula, inclusive no episódio do escândalo de sua substituta e braço-direito Erenice Guerra.
Durante a campanha no 1º turno Lula exaltou as qualidade de gerente-executiva do governo e que a candidata estava envolvida em todos os principais programas federais. Quando estorou o escândalo, Lula trouxe para a si a responsabilidade de escolha da principal assessora da ex-ministra e depois também da nomeação dela como substituta.
Conclusão. Se o presidente Lula escolheu até mesmo a assessora direta e principal da candidata, na época ministra, e ela, conforme declarou, nada sabia do que acontecia no seu ministério a dedução é que a Dilma é como a rainha da Inglaterra, reina mas não governa.  Até mesmo sua principal assessora ela não teve a competência de escolher. Ou seja, é uma pessoa despreparada para assumir a presidência e até mesmo ser síndica de um condomínio. Por outro lado, se ela tinha controle do pasta que conduzia e sabia dos negócios da família de sua assessora e braço-direito, mas não fez nada, fato comprovado este, também não serve para a presidência. 
Comente. Concorde. Discorde.

2 comentários:

  1. Carlos, confesso que ver o Lula com o ar abatido ao descobrir que não era Deus, valeu a pena. Estou envergonhada pelo meu estado RS, mas gostei da resposta de SC, depois das palavras irresponsáveis de Lula. O nosso Mussolini tupiniquim talvez tenha aprendido alguma coisa, ou não, sei lá.A minha proposta agora é: vote Dilma 45...rsrs
    Um abração e continue aproveitando suas férias!

    ResponderExcluir
  2. Como viste o povo brasileiro teve um lampejo de bom senso e acordou bem na hora.É bem verdade que os últimos acontecimentos principalmente o erenicegate por exemplo, foi o estopim da bomba em que se transformou o governo Lula.
    Concordo contigo quando tímidamente lembras do Mussoline.Querer "extirpar"o DEM, nada mais é do que a tentativa de querer partir para a "doutrina totalitária"do fascista,ou não?
    Parabéns aos brasileiros!
    Parabéns aos marineiros!
    Viva a democracia!!
    Beijos,amigo!

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita