segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pérola nada educativa

A Bahia é o estado que talvez tenha produzido mais absurdos. Sou obrigado a reconhecer, contudo, que o Maranhão tem superado em gênero, número, grau e...bigode!
O absurdo é ainda mais absurdo porque foi produzido dentro da Secretaria de Educação(?!) do Estado da Bahia e distribuída durante a jornada pedagógica em fevereiro.
O fato é que foram distribuídos 10 mil exemplares (de 60 mil) de uma revista produzida pela SEDUC na qual há uma "tirinha" em que o personagem criado por Maurício de Souza, o Chico Bento fica irritado quando seu colega, um filho de fazendeiro, aparentemente rico, fala para ele que o pai possui "oitocentas cabeças de gado", que responde:
“Fala para ele enfiar tudo no c.” Nestes termos. Na revista consta ainda que o secretário de Educação faz parte do conselho editorial da revista "educativa".
O Instituto Maurício de Souza recebeu a notícia com surpresa e revolta e no Twitter o criador fez questão de dizer que nunca escreveria uma grosseria como essa, que especulam foi pescada da internet.
A resposta da Secretaria é hilária. Primeiro dizem que os exemplares da revista são distribuídos apenas entre os professores e que eles são inteligentes o suficiente para deduzir que foi um erro. Erro? Erro de grafia?
Quantos professores, que não compartilham desta "visão de mundo", não usaram ou irão usar na sala de aula?
Quem observa a tirinha reconhece nela a ideologia petista, principalmente no que se refere ao MST. Acredito que não houve erro, era apenas uma tirinha que deveria passar imperceptível dentro da revista e que seria usada, sim, na sala de aula.
A denúncia surgiu de um comentário na Rádio Metrópole do ex-governador Paulo Souto, que foi tachada de político-eleitoreiro.
Se ocorresse quando o PT estivesse na oposição, os auto-intitulados "movimentos sociais" seriam convocados para protestar, fazer greves, cartas abertas, etc.
Como diz Boris Casoy, isto é uma vergonha!
Atualização em 05 de agosto de 2009: O secretário de Educação foi finalmente exonerado do cargo.

Um comentário:

  1. Tem razão, Carlos Fernando...se fôsse um "carlista" cometendo esse "êrro de grafia", até os sumidos caras pintadas já teriam aparecido na fita,em nome dos bons costumes,blá,blá,...de repente,Chico Bento deu um empurrãozinho e esse governador lerdo vai tomar uma atitude AGORA,mas e o resto? Tudo muito homeopático! Me pergunto, será que quem deixou passar aquela frase de Chico Bento estaria pensando em dar AQUELE RECADO para o governador e sua turma?rsrs,seria ótimo!!!! Helena

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita