sábado, 15 de agosto de 2009

Manifestação #forasarney em Salvador (parte 1)








A manifestação #forasarney contou com a participação de pessoas, jovens em sua maioria, inconformadas com os escândalos políticos no Senado Federal cujo principal envolvido é o ainda presidente, o senador pelo Amapá(?!) José Sarney.

O que esta manifestação difere das demais é que a mobilização e organização foi feita basicamente através de sites de relacionamento da internet: orkut, twitter, facebook, etc. É a tecnologia auxiliando a democracia, como acontece com o site Generación Y, de uma jovem cubana que denuncia a ditadura cinquentona dos Castro, e como ocorreu mais recentemente no momento pós-eleição (controversa) do Irã. Os manifestantes passaram a enviar informações para o resto do mundo através do Twitter.

A média de idade dos jovens que participaram da manifestação é 17/18 anos, se muito. Alguns deles votarão pela primeira vez no próximo ano e ainda não decidiram que carreira seguir, mas já estavam lá, lutando contra a corrupção. Será o recomeço dos caras-pintadas? Espero que sim...

Foi bom presenciar a reação das pessoas nas ruas e nos carros apoiando a iniciativa daqueles jovens através de aplausos, assovios do alto dos prédios e da buzina dos carros.
A sensação era de reafirmação da condição de cidadão, que a todo momento os maus políticos insistem em nos fazer esquecer. A nova geração está nas ruas para provar o contrário!

6 comentários:

  1. Adorei as frases e já vieram tarde! Depois desse evento MARINA, pode ser que Lula roa os cotovelos de raiva por estar apoiando tudo de ruim em nome da candidatura de Dilma!!!Já pensou que de repente,sem querer,Marina veio prá fazer o que todos nós achávamos impossível de acontecer?Espanar Dilma/Lula do planalto? Tomara não seja este um sonho.Helena

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,Carlos Cintra!Pela sua garra,sua coragem e por estar sendo uma referência para essa juventude que sabe fazer diferença.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo seu blog...
    Adorei as suas colocaçoes...
    Eh otimo sentir que os jovens desse apis ainda nao estao alienados para engolir (e digerir...¬¬) todas essa falcatrua!
    Essa absurdo tem de acabar!!!
    Essa é a primeira de muitasa manifestacoes contra essa corrupcao toda...
    "A sensação era de reafirmação da condição de cidadão, que a todo momento os maus políticos insistem em nos fazer esquecer. A nova geração está nas ruas para provar o contrário!"

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Helena, o fator Marina vai complicar muito o projeto de perpetuação do PT no poder. Merece um post...em breve!

    Lilian, é revigorante o contato com a juventude!

    ResponderExcluir
  5. Já estava triste ao não ver mais uma manifestação nesse país,nossos jovens se tornaram apáticos aos acontecimentos,bom ver que mudanças estão acontecendo, acho que devemos isso a essas redes de relacionamentos e a pessoas como vc, que ajudam a informar e formar opiniões críticas, levando nossos jovens a refletir sobre seu papel na sociedade,uma sociedade,onde eles tomam as decisões e têm q tomar pé disso para tentar fazer um Brasil melhor,um Brasil que foi construído com muita luta de muitos que se foram, e não podemos deixar que essa luta seja em vão, devemos continuar nessa batalha, queria ainda poder me orgulhar de ser brasileira,bom ver que ainda não é tarde!
    Na minha opinião o "SENADO" hj é uma instituição falida,legado de um "mundo antigo" com significado tb de "velho, senil" não cabendo mais nos dias de hj,nossos jovens podem revigorar nossa "NAÇÃO" e tomar um sentimento há muito esquecido, o de se sentir "PERTENCENTE A ELA" "SER BRASILEIRO !".É isso aí amigo!Seu trabalho é digno de elogios, se diz lacônico e eu falo demais (rsrsrsrs).Parabéns pelo blog, sempre estarei passando por aqui.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. E tome-lhe mais escândalos na vida de Sarney,não é?? Isto não pára mais...só queria saber como é que um cara nesta idade consegur resistir a tantos bombardeios e não se desarmar e pegar o boné e cair fora!! O bicho é ruim,prá caramba,heim!Abração,Helena

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita