quarta-feira, 15 de abril de 2009

Nova perspectiva na relação EUAxCuba

Estou acompanhando as novas medidas tomadas pelo presidente Obama com relação à Cuba. Ele suspendeu várias restrições esta semana, entre elas: as remessas de dinheiro para a ilha e o número de viagens dos cubano-americanos para visitar seus familiares. Há ainda a possibilidade de reestabelecer rotas comerciais entre os dois países.

Apesar da mudança de atitude pelo país norte-americano no sentido de flexibilizar as relações entre os dois países, o ditador-mor da América Latina apareceu no jornal oficial de Cuba para reclamar e dizer que não foi o suficiente, sem no entanto, demonstrar qualquer esboço de distencionar a conturbada relação bilateral, que se agravou durante a Guerra Fria.

Os cubano-americanos tinham restrições para viajar apenas para Cuba, possuindo liberdade para viajar pelo mundo se desejasse. Em Cuba, ao contrário, há restrições para sair de lá, de viajar para o exterior. Os atletas cubanos, inclusive, se utilizam de competições internacionais para pedir asilo nos países-sede onde competem. Já os outros se utilizam de balsa, ou mesmo a nado, tentam fugir da ilha.

E sobre o embargo imposto pelos EUA? Bem, o país tem direito de fazer o que quiser de sua política externa, inclusive manter o embargo econômico que dura décadas. Penso que deveria suspender o embargo, até porque este tem sido usado como argumento de que todos os males existentes no país caribenho são consequência dele. Tá certo, eu acredito...

Vai haver reunião da OEA - Organização dos Estados Americanos - a qual Cuba não faz parte porque o país não possui regime democrático. Fiquei sabendo que o Brasil vai defender que a 'ilha dos castro
' retorne a organização. Por que? O país potência econômica, cujo presidente é o 'cara' segundo Barack Obama vai defender o que, para mim, é indefensável.
O estatuto da OEA prevê a participação apenas países democráticos, o que Cuba não é. Apesar de existir um parlamento, não existe oposição porque apenas o partido 'dos castro' existe legalmente, portanto apenas pode ser votado. TV, jornal, revista...tudo é controlado pelo governo. Até dentro do país, alguns cubanos não possuem a liberdade de ir e vir, por exemplo, em hotéis de cadeia internacional lá instalados é proibida a entrada de cubanos. Por que? Para não ter acesso a internet, que lá é controlada e este blog não existiria. Que país é este?

Por fim, os EUA estão tentando reestabelecer as relações com Cuba, mas enquanto a ditadura lá estiver instalada e não houver qualquer tipo de avanço democrático, acredito que os norte-americanos não irão continuar nesta política de boa vizinhança...E quer saber, concordo com eles!
O que mais me estranha é que as mesmas pessoas que brigaram durante anos contra o que eles chamavam de dinastia dos Magalhães na Bahia, acham normal uma família governar um país por mais de 50 anos...Gostaria muito que me explicassem esta contradição muito contraditória. Pego dinheiro da Petrobrás através de uma ONG ligada ao PT e faço um São João de arromba - apenas para os aliados - para quem conseguir explicar este imbróglio.

4 comentários:

  1. Acho que a ilha está mais interessada em manter amizade com o Brasil,aliás estamos ficando bem parecidos não se assuste se souber que eu fugi pra Cuba a nado.
    Beijofofo.

    ResponderExcluir
  2. Só que o povo brasileiro odeia rédias.Por isso nestas eleições, aliás ja começou desde a outra vai ter muito petista com o cabaço rompido.

    ResponderExcluir
  3. Como se diz no popular: O povo tem o governo que merece. Portanto, não se queixem depois...kkk...Já vi esse filme.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando, venho parabeniza-lo pelo blog e lhe fazer um convite, criei um site voltado para a cidade de Ipirá e reservei um espaço para divulgar blogs de pessoas e assuntos ligados à cidade, se tiver interesse em divulgar seu blog no site ipiraonline.com.br entre em contato pelo email: contato@ipiraonline.com.br. Abraços

    ResponderExcluir

Comente. Concorde. Discorde. Pense. Reflita